DESTAQUESEGURANÇA

Polícia Federal deflaga operação Minamata para combater garimpo ilegal em Jutaí

As investigações da PF apontam fortes indícios no sentido de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido utilizado no processo da extração do ouro

A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (17/09) o início das
ações da Operação Minamata, com objetivo de reprimir a prática ilegal de garimpo no Rio Boia e afluentes, no município de Jutaí/AM. A operação, coordenada pela Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga/AM, teve duração de três dias e foi encerrada ontem (20/09).

Participaram das ações 32 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos táticos e especializados da PF, inclusive com a utilização de aeronave da instituição. As investigações foram realizadas com o auxílio de um sistema de monitoramento remoto contratado pela Polícia Federal, que possibilita o acesso à imagens e alertas diários de detecção de mudanças ambientais com acompanhamento por satélite, o que permitiu a
rápida localização do garimpo ilegal.

A celeridade na disponibilização das imagens permitida por esse sistema demonstra-se fundamental para o efetivo combate aos crimes
ambientais no país. As investigações da PF apontam fortes indícios no sentido de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido utilizado no processo da extração do ouro.

Nas ações foram desativadas quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 mil litros de diesel e de gasolina e que eram utilizadas como centro logístico para a distribuição de combustível. Também foram apreendidos objetos e documentos, que serão analisados pela PF na apuração das responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente decorrentes das atividades de garimpo ilegal.

Além disso, foram coletadas amostras de água e de material biológico humano, que permitirão mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região. O mercúrio é profundamente danoso à saúde humana e a sua ingestão pode levar à morte.

A operação Minamata está no contexto de um esforço integrado de várias instituições para o planejamento e execução de trabalhos investigativos e ostensivos policiais voltados à proteção e preservação da Amazônia e dos demais biomas, bem como das Terras Indígenas (TI).

O nome da operação remete ao evento em que ocorreu a intoxicação, pelo consumo de peixes contaminados pelo mercúrio, de centenas de pessoas na cidade de Minamata na costa do Japão.
Naquela situação o mercúrio era utilizado como um catalizador químico na produção de fertilizantes.

Pular para o conteúdo