Antonio Siemsen MunhozCOLUNAS

Se você não sabe o que são dados, pare e leia este artigo!

Por Antonio Siemsen Munhoz

O trabalho com muitas das tecnologias e metodologias criadas com suas facilidades tem início em um conceito simples, mas cujo desconhecimento pode provocar o desmoronamento : os dados. Urge que você saiba o que são eles.

O que são dados?

Definições envolvem conceituações. Algumas são próprias e inquestionáveis por seus defensores. Mesmo assim, sempre que se deseja conhecer algo novo ela representa o primeiro elemento procurado. Não vamos ser tão minimalistas ao ponto de dizer que dados são qualquer coisa: isto seria ir longe demais. Mas é certo que esta definição, pelo menos em um primeiro estágio deve ser a mais simplificada possível. É possível atingir tal objetivo ao se afirmar que: dados são elementos de interesse que são recuperados a partir do desenvolvimento de uma série de atividades de pesquisa desenvolvidas por pessoas interessadas na solução de algum problema, ou na montagem de um repositório de insumos que poderão ser utilizadas na composição  de alguma estratégia. Não vamos pensar em dados codificados, dados derivados e outras variações. Vamos manter nosso nível de abstração dentro dos limites da simplicidade. Pense somente no dado como a unidade atômica que ainda mantém algum significado e é capaz de transmitir algum conhecimento, quando combinado com outros dados, de acordo com alguma regra base.

Simples demais?

Se você achou a definição fornecida algo simplista, acreditamos que, com um pequeno detalhamento, seja possível que você chegue mais próximo ao que realmente significa este termo para a partir daí, construir a sua conceituação sobre o mesmo. Se elas estão apoiadas em pesquisas quais são elas?  Elas podem representar leitura de revistas, jornais, participação como ouvinte em programas de rádio ou TV, troca de informações e arquivos na grande rede, obtidos em repositórios de REA – Recursos Educacionais Abertos, ou como na grande maioria dos casos com uso da internet. A coisa está melhorando e deve estar mais compreensível o que seja um dado.

Como estes dados são armazenados?

Depois de coletados eles não são largados à sua própria sorte. São reservados arquivos locais ou arquivos colocados na nuvem (cloud computing) chamados de forma genérica como bases de dados. A partir daí, estando guardados e protegidos. Se pesquisei e guardei (e os dados estão preservados), algum dia poderei necessitar acessar estes dados novamente. A recuperação é normalmente efetivada de forma seletiva, apoiada em campos que recebem a designação de chaves  primárias (identificam um único registro com características particulares) ou chaves secundárias (identificam um conjunto de registro que tenham o mesmo atributo (o significado do dado armazenado). Este é o ponto inicial da história das bases de dados.

Parou por aí?

Pelo contrário. Podemos que considerar este como o ponto de partida das estratégias definidas para o principal  trabalho à qual se destina o desenvolvimento de captação de dados: dar suporte às decisões a serem tomados pelas empresas.  As consultas recebem nomes particulares e que fazem parte de um jargão estranho e tão complexo quanto se queira.  Temos à escolha:

  • a atividade de coleta é denominada data mining; a atividade de armazenamento é denominada data warehouse;
  • A coleta e armazenamento é efetivada de acordo com os princípios da cloud computing  e dos diversos serviços que devem surgir em sua esteira;
  • Uma nova área de trabalho surge e é denominada como big data;
  • Uma nova profissão surge e é denominada analista de dados;
  • Business intelligence é o ponto de chegada que equivale ao uso da inteligência empresarial.

Viu como não era tão simples assim? A partir de um ponto inicial quase invisível, atingimos a um conjunto de atividades relacionadas e que representam por toda e qualquer empresa moderna e identifica a capacidade que ela demonstra em satisfazer as necessidades de clientes ou nichos de mercado particulares, e do comum dos cidadãos, que são colocados como centro do processo de negócio nos dias atuais. Para competir é preciso ser diferente e não apenas melhor que os outros. Mas antes de tudo isto você precisava saber o que eram dados.

Daqui vamos para que lugar? Vimos que o ponto de chegada era a inteligência empresarial, apoiada no suporte à decisão que um elevado volume de dados pode oferecer. O mais correto agora seria dizer: o céu será o limite. Recursos financeiros, diferentes programas de formação, entre outras medidas, dirão até onde a empresa pode chegar, mas para chegar até lá é necessário saber o que são os dados.


Antonio Siemsen Munhoz é Doutor em Engenharia de Produção, Bacharel em Engenharia Civil, Especialista em Tecnologias Educacionais, Pós-graduado em Gestão Eletrônica de Documentos, com MBA em Design Thinking


Pular para o conteúdo