DESTAQUEELEIÇÕES 2020

Ainda que lentamente, mulheres ampliam representação na Câmara Municipal de Manaus nas eleições deste ano

Nova legislatura terá quatro vereadoras, o equivalente a 10% do total de vagas do legislativo, 41. Duas delas são estreantes no parlamento: Yomara Lins (PRTB) e Thaysa Lippy (Progressistas)

Ana Celia Ossame

A bancada feminina da Câmara Municipal de Manaus (CMM) terá quatro vereadores na próxima legislatura, uma a mais que atualmente. Das três que concorreram à reeleição, apenas Mirtes Salles não conseguiu se reeleger. A partir do próximo ano, professora Jacqueline Pinheiro (Podemos) e Gloria Carratte (PL) vão ganhar a companhia de Yomara Lins (PRTB), e Thaysa Lippy, filha do deputado estadual Felipe Souza.

Há praticamente duas décadas como vereadora de Manaus, reeleita com 4.299 votos, Glória Carratte entrou na política na onda de popularidade do seu marido, o ex-deputado e médico Miguel Carratte. Mas ela construiu o caminho dela, iniciando a distribuição de sopa em diversos bairros da cidade, tornando-se conhecida como “a mulher da sopa” e realizando outras obras sociais.

De acordo com os dados do site da CMM sua passagem pela Câmara, Glória Carratte aprovou, entre os anos de 2015 a 2018, cerca de 50 projetos que se tornaram leis, sendo que a maioria trata sobre a instituição de semana da prevenção ao câncer de próstata, câncer de colo uterino, da literatura, das artes plásticas, direitos humanos, entre outros.

Nas redes sociais, agradeceu a votação que a manteve na casa legislativa, prometendo continuar o trabalho que vem realizando.

Professora

A professora Jaqueline (Podemos), eleita com 9.208 votos, foi a mulher mais bem votada nas eleições deste ano, em Manaus. Ela para o terceiro mandato afirmando sua luta pela educação área na qual atua há mais de 30 anos. Nas redes sociais, agradeceu o apoio recebido

Jacqueline destaca, nas suas redes sociais, que no ano de 2019 seu principal trabalho foi voltado para as comunidades da zona rural de Manaus, citando as comunidades Nova Esperança, no Tarumã Açu, Rua São Aratua Grande e Rua São Pedro, na Comunidade São João, bairro Lago Azul, no Km 04 da BR-174, Ramal São Francisco, Km 42, AM-010 e Ramal Água Branca II, Km 35, AM-010, que receberam o serviço de terraplanagem das ruas, executado pela prefeitura de Manaus, atendendo pedido da vereadora.

Na área da educação, como presidente da Comissão de Educação da CMM, a vereadora afirma ter atuado como porta voz do grupo de professores aprovados em cadastro reserva no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de 2018 e ter agendado reuniões com a Secretária Municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt para tratar da criação de 1, 5 mil novos cargos para convocação de novos professores.

A vereadora também destaca a sanção de projetos de sua autoria que viraram leis municipais, como o que institui o “Agosto Lilás”, cujo objetivo é realizar atividades educativas e mobilizações direcionadas a mulheres e meninas sobre seus direitos, bem como sensibilizar a população masculina com relação à violência contra a mulher. E o que determina que o Festival Passo a Paço, criado pelo atual prefeito Arthur Neto, seja inserido no calendário oficial de eventos da cidade de Manaus.

Advogada

A advogada Yomara Lins (PRTB) foi eleita com 4.278 votos pela primeira vez para a CMM, agradeceu, nas redes sociais, a votação obtida. Entre as propostas dela está a reestruturação do Ensino Fundamental, com a inclusão de disciplinas que incentivem o empreendedorismo voltado para os produtos e serviços amazônicos, e o estímulo ao empreendedorismo com a criação de centros empresariais nos bairros da cidade, visando garantir novas oportunidades de geração de renda e emprego.

Na área social Yomara propõe o retorno do projeto Mãe Solidária que oferece a mães da comunidade oportunidade de trabalho cuidando de crianças de outras mães que trabalham fora de casa. Para os jovens, a advogada e agora eleita vereadora quer criar mecanismos legais e fiscais de incentivo às empresas privadas contratantes de jovens no primeiro emprego. “Sou uma mulher orgulhosa de ser dessa terra rica em encantos”, escreveu ela na mensagem de agradecimento aos eleitores.

Juventude

Com 28 anos, Thaysa Lippy (PP), foi eleita com 6.736 votos na esteira do pai, o deputado federal Felipe Souza (PHS), que pedia votos para ela nas redes sociais e caminhadas pelos bairros e comunidades.

Nas redes sociais, afirma que vai trabalhar pela educação de crianças, atendimento terapêutico para crianças com necessidades especiais, direitos das mulheres e saúde dos idosos, a eleita disse estar com coração transbordando de orgulho e gratidão por essa caminhada vitoriosa e prometeu honrar os votos de confiança.

Conscientização e mobilização

Este ano, após anos de esforços tivemos uma eleição com a maior proporção de candidatas nas urnas. Ainda que, proporcionalmente, o número seja muito próximo do mínimo exigido por lei, 33,4%, quando número exigido de 30% da cota determinada pela Lei das Eleições, de 1997, é o maior número da história.

Pular para o conteúdo