MANAUS

Programação do Dia Mundial da Filosofia encerra neste sábado com palestra magna online e gratuita

Ensinamentos e exemplos sobre “Como a filosofia pode ser útil em momentos de adversidade” serão abordados pelo diretor nacional de Nova Acrópole, Luis Carlos Marques

Como fazer para transformar a adversidade em oportunidade? Com a ajuda da filosofia, por meio do exemplo e ensinamento de muitos pensadores e filósofos ao longo dos séculos, o homem pode desenvolver a capacidade de enxergar sob novos ângulos, coisas que antes pareciam impossíveis. 

A afirmação é do professor Luis Carlos, diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil, organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada.

“Vivemos momentos difíceis, com incertezas e medos. Mais do que nunca, é necessário encontrar respostas e força para superar as provas que a vida nos coloca. A filosofia sempre foi muito útil nesses momentos. Através dela, poderemos transformar essas dificuldades em oportunidades para expandir nossos horizontes, conquistando uma vida mais plena de realização e felicidade”, afirma Luis Carlos.

Neste sábado (21/11), às 18h (horário de Manaus), ele ministra a palestra magna “Adversidade como oportunidade para a renovação da vida”, encerrando a programação do Dia Mundial da Filosofia, celebrado pela Organização Internacional Nova Acrópole em todo mundo e em suas 80 sedes no Brasil. Em Manaus, alunos da escola de filosofia reúnem-se para debater o tema após a transmissão que acontece pelo Canal Nova Acrópole no Youtube.

Luis Carlos é diretor presidente da Nova Acrópole Brasil. Nessa função é responsável pela gestão de 31 sedes em parceria, localizadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Há mais de 25 anos atua como instrutor de filosofia, ministrando diversos cursos oferecidos regularmente pela Nova Acrópole, dentre os quais se destacam: ética e moral; sociopolítica; filosofia da história; oratória; administração do tempo; história da filosofia antiga e medieval; simbologia teológica; mitologia e sabedoria oriental.

Celebração

Ao longo da semana, temas como a capacidade de lidar com o medo e as incertezas, a importância das relações no contexto de polarização, a simplicidade como estratégia para a felicidade e o desenvolvimento de virtudes como a fortaleza, sob a perspectiva de Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e Confúcio, foram abordados em lives por professores voluntários da instituição.

Na última sexta-feira, 20.11, a professora Lúcia Helena Galvão, uma das filósofas mais conhecidas da escola e com grande número de palestras divulgadas nas redes sociais, abordou a vida e obra do filósofo e historiador contemporâneo, Pierre Hadot, responsável por trazer novamente à tona a filosofia como um modo de vida, resgatando “conselhos práticos para a arte de viver”.

O Dia Mundial da Filosofia é uma data instituída pela UNESCO em 2005, celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Pular para o conteúdo