AMAZONASSAÚDE

Parceria viabiliza instalação de mais de 100 postos de telemedicina no Amazonas

Instalação dos pontos de atendimento será viabilizada pela Sociedade das Senhoras do Sírio Libanês e tem expectativa de atender aproximadamente um milhão de pessoas em todo estado

Uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Hospital Sírio Libanês e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da assinatura de um Termo de Cooperação, vai tornar possível instalação mais de 100 pontos de telemedicina no Estado, beneficiando, aproximadamente um milhão de pessoas, por meio do projeto “Todos pela Saúde”, coordenado pelo banco Itaú Unibanco.

 “O Termo de Cooperação é importante, porque representa a união de instituições em prol de melhorias na saúde em comunidades remotas da Amazônia. É um grande ganho para as populações ribeirinhas e indígenas”, afirma Rafael Saad, gerente de consultoria do Hospital Sírio Libanês, destacando os 15 de experiência em telemedicina da UEA.

Todos pela Saúde, iniciativa lançada pelo Itaú Unibanco para enfrentar o coronavírus (covid-19)

Segundo Rafael Saad, o apoio será viabilizado pela Sociedade das Senhoras do Sírio Libanês e tem expectativa de atender aproximadamente um milhão de pessoas em todo Amazonas. “Acreditamos que será um caminho sem volta, pois quando o projeto começar, não vai parar. Temos certeza que vamos atingir muitas comunidades ribeirinhas e remotas”, disse.

Rafael Saad explicou que o projeto “Todos pela Saúde” surgiu do anseio dos colaboradores do Banco Itaú Unibanco de realizar ações voltadas para combater a pandemia na Amazônia.  De acordo com ele, o Sírio Libanês vai proporcionar, dentro do projeto, atividades de boa prática em gestão de recursos.

O coordenador do Programa Saúde na Floresta da FAS, Luiz Castro, celebrou a parceria e informou que é uma conquista importante para o Amazonas, com a instalação dos pontos de telemedicina, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), recursos para melhorar o atendimento de saúde, suporte operacional, entre outros. 

Todos pela Saúde à sociedade beneficia, principalmente, aos povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia

“Essa parceria com o Hospital Sírio Libanês é de extrema importância, porque pode gerar ações para projetos futuros. Já temos 100 pontos de telemedicina e agora temos que consolidar o trabalho desses pontos, fortalecendo a parceria com a UEA e a Funati (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade). Essa parceria era feita de forma voluntária e agora teremos recursos para institucionalizar e fortalecer ainda mais, além de continuar a capacitação de novos ACS. A FAS também vai proporcionar o suporte operacional do projeto”, destaca Castro.

 Visita ao Tumbira

O gerente de consultoria do Hospital Sírio Libanês, Rafael Saad, representantes da FAS, o coordenador de Atenção Básica do município de Iranduba, Ronni Von Pereira Pinto, e a coordenadora de Atenção Básica do Distrito Ribeirinho de Iranduba, Malu Souza dos Santos, também visitaram um ponto de telemedicina na comunidade Tumbira, localizada a uma hora e meia de barco de Manaus, e acompanharam uma capacitação de ACS. A comunidade fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, que tem a gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

Fotos: Divulgação/FAS

Pular para o conteúdo