DESTAQUENEGÓCIOS

Pequenos empreendedores de seis municípios do interior vão receber capacitação profissional

Com objetivo de estimular a criação de novos negócios para geração de emprego e renda no estado, governo do Amazonas investe R$ 3, 3 milhões em projeto de capacitação profissional

 O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), lançou o Circuito de Trabalho e Empreendedorismo. O projeto, que tem como objetivo estimular a criação de novos negócios por meio da capacitação de pequenos empreendedores, conta com um investimento na ordem de R$ 3.3 milhões e vai ser relevado para seis municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A secretária-executiva da Setemp, Neila Azrak, destaca os desafios do projeto e a importância dos investimentos na capacitação profissional para a geração de emprego e renda no estado. “É importantíssima essa questão da qualificação porque isso traz esperança, oportunidade de emprego a centenas de pessoas que estão passando por essa pandemia, que estão buscando uma qualificação para ter direito e oportunidade e almejar uma vaga de emprego”, afirma Azrak.

Lançamento do Circuito de Trabalho e Empreendedorismo pelo governo do Amazonas na na sede da Setemp

O projeto prevê a capacitação de artesãos, empreendedores locais, empreendimentos solidários, trabalhadores manuais, microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores desempregados por meio de cursos profissionalizantes, alcançando o setor produtivo formal, informal e potenciais empreendedores.

Circuito

O projeto deve contemplar diretamente cerca de 5 mil amazonenses, começando Presidente Figueiredo e Iranduba, no dia 9 de dezembro. Na sequência o Circuito de Trabalho e Empreendedorismo será levado para os municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e a capital, Manaus.

“Nós teremos dois stands atendendo, serão cinco cursos por dia, em dois municípios simultaneamente. Dentro desta tenda gigante haverá vários cursos simultâneos, vários instrutores, palestras, oficinas, então será muito bom para todos os municípios”, explica a secretária Neila Azrak.

Representando o município de Rio Preto da Eva, um dos contemplados na primeira edição do circuito, a secretária de assistência social Neila Souza vê com otimismo o projeto do governo do Amazonas e projeta uma alavancada de empregos no interior.

“Nesse período de pandemia a gente passou por muitas intempéries, principalmente na questão de trabalho e renda, o interior no geral. E vindo essa questão do investimento do estado, através dessa emenda parlamentar, com certeza vai ser de bom grado para o nosso município, porque vamos trabalhar a geração de emprego e renda”, avalia.

Lançamento

O Circuito de Trabalho e Empreendedorismo foi lançado pelo governo do Amazonas na sexta-feira (4/11) na sede da Setemp, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-sul de Manaus.

Fotos: Roberto Carlos/divulgação/Secom

Pular para o conteúdo