DESTAQUEINDÚSTRIA

Abraciclo lança campanha destacando cadeia de valores das bicicletas produzidas em Manaus

Iniciativa mostra que o produto fabricado na ZFM, além da qualidade, gera emprego, financia projetos sociais, inovações tecnológicas e promove o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Dora Tupinambá

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) lançou a campanha “Bicicleta, made in Amazônia” #FazbemProBrasil. A campanha, que será veiculada nas redes sociais, pretende mostrar ao mundo que a produção nacional de bicicletas, mais da metade dela concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) é muito mais que um produto manufaturado com incentivos fiscais, porque parte do lucro das empresas é usado manter a floresta em pé.

“A campanha é um manifesto que mostra que o produto nacional, fabricado em Manaus, garante o sustento de milhares de famílias, preserva a floresta e mantém a biodiversidade”, define o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola.

Dentro dessa estratégia foi criado o selo “Made in Amazônia” para destacar a força das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Toda a cadeia produtiva trabalha com os mais altos níveis de tecnologia e qualidade que garantem o alto valor agregado às bicicletas, por um preço igual aos produtos fabricados nos países europeus e nos Estados Unidos.

O dirigente ressalta também que a bicicleta ganha cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e, a campanha tem ainda o objetivo é aproximar o público “do que realmente significa o setor de bicicletas, do nosso papel na sociedade, mostrando que somos parte essencial do desenvolvimento do País”, afirma.

Para o fundador e CCO da agência Sincronicidade, responsável pelo desenvolvimento da campanha, a ação é a convergência de um pensamento: ser global e atuar localmente. “Acreditamos em um Brasil com marcas fortes de bicicleta. São empresas com tudo que o século 21 precisa, principalmente a inovação verde, com qualidade mundial e benefícios para as nossas cidades, para quem mora aqui e quer cidades na proporção humana”, destaca.

A campanha vai movimentar as redes sociais. No YouTube, será veiculado um filme que vai mostrar que parte do lucro gerado na produção de bicicletas é revertido em educação, pesquisas e projetos sociais. Para o Instagram foram criados templates que destacam que o Brasil é uma fábrica de campeões no ciclismo e que a indústria investe na inovação verde, no caminho para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com dados da Abraciclo, 56% das bicicletas do Brasil são fabricadas nas indústrias de Manaus. Ao todo o setor de duas rodas, que engloba a produção de motocicletas (toda ela concentrada no PIM), gera 13 mil empregos diretos e mais de 40 mil indiretos, em segmentos como alimentação, transporte e infraestrutura médica.

Pular para o conteúdo