DESTAQUEPOLÍTICA

Pesquisa Datafolha aponta que para 42% dos brasileiros, atuação de Bolsonaro na pandemia é ruim ou péssima

Apesar da avaliação negativa em relação a atuação do presidente frente a pandemia, 52% dos brasileiros ouvidos pela Datafolha isentaram o presidente da responsabilidade pelas mortes

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14/12) mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tem nenhuma culpa pelo total de mortos pelo novo coronavírus no Brasil, número que já passa de 182 mil. Outros 38% disseram crer que o presidente é um dos culpados, mas não o principal, e 8% afirmaram que ele é o principal culpado pelas mortes.

Embora a maioria da população isente Bolsonaro da responsabilidade pelas mortes, 53% dos entrevistados acreditam que o Brasil não fez o que era preciso para evitar o alto número de óbitos causados pela pandemia.

O desempenho do presidente frente a pandemia também não é bem avaliado pela população brasileira. Dos entrevistados, 42% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro em relação à pandemia. Já 27% veem as ações do presidente como regulares, e 30% avaliam como ótimas ou boas.

Bolsonaro tem sua avaliação pior entre as mulheres (47% delas consideram sua atuação ruim ou péssima, contra 35% dos homens).

A pesquisa foi realizada entre 8 e 10 de dezembro com 2.016 brasileiros adultos em todas as regiões e estados do país, por telefone, com ligações para aparelhos celulares (usados por 90% da população). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O presidente brasileiro é criticado mundialmente pela sua gestão durante a pandemia. Desde o início da crise sanitária, o presidente minimizou a gravidade da doença, que causou mais de 1,6 milhão de mortes em todo o planeta e abalou a economia global.

Recentemente, Bolsonaro afirmou que o Brasil deveria “deixar de ser um país de maricas” e, apesar da nova alta de número de casos, disse ver o país no “finalzinho da pandemia”.

As falas não contribuíram negativamente para a avaliação de Bolsonaro, segundo a pesquisa. Em agosto, eram 47% os que consideravam que ele não tinha culpa nenhuma pelos óbitos da Covid-19.

Pular para o conteúdo