AMAZONASDESTAQUE

Governo do Amazonas edita decreto suspendendo atividades não essenciais depois do Natal

Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, governador Wilson Lima decreta medidas restritivas para conter o avanço da doença. Medidas restritivas vão valer de 26 de dezembro a 10 de janeiro

O governador Wilson Lima anunciou nesta quarta-feira (23/12) novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 especialmente na capital amazonense, que nas últimas 24 horas registrou 1.217 novos casos da doença, totalizando 193.544 pessoas com diagnóstico positivo no estado do Amazonas.

As medidas vão desde o fechamento de bares e restaurantes, horário e funcionamento diferenciado, para shoppings e cancelamento de evento culturais. O governador anunciou a decisão após se reunir com o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus e representantes dos poderes e da sociedade civil.

O decreto com as medidas restritivas passa a valer a partir de sábado (26/12) e vale até 10 de janeiro de 2021, em Manaus e em todos os municípios do interior do Estado.

De acordo com o governador do Amazonas, levantamento feito pela Secretaria de Saúde, demonstra que avanço da doença é notório. “Hospitais da rede pública estão lotados e os particulares, já mostram sinais de esgotamento. Diante da situação não teria como não adotar as medidas São chatas, impopulares, mas necessárias diante da situação. “Temos que salvar vidas e nesse momento, precisamos atuar de forma enérgica”, afirmou o governador Wilson Lima durante entrevista coletiva na sede do governo, no bairro Compensa.

Wilson Lima explicou que apenas serviços considerados essenciais como padarias, mercados, farmácias, distribuidora de água e gás poderão continuar funcionando. Já restaurantes funcionarão na modalidade drive trhu até as 21h. Eventos, reuniões, casamentos, formaturas e etc, estão proibidos durante esse período. Em caso de flagrantes em festas, os equipamentos, bebidas e demais itens devem ser apreendidos.

Feiras e mercados vão abrir com horários que ainda serão estabelecidos pelo comitê de enfrentamento. O transporte de passageiros seguirá funcionando com número limitado de passageiros e fiscalizações. As medidas relacionadas a festas clandestinas também ficaram mais rígidas.

Pular para o conteúdo