AMAZONASDESTAQUE

Ampliar a interiorização da advocacia no estado é uma das metas da nova presidente da OAB-AM

Primeira mulher a presidir a entidade em seus 90 anos de fundação no Estado, Grace Benayon quer mostrar um divisor de águas na seccional

Ana Celia Ossame

A interiorização para garantir o acesso à justiça aos amazonenses será uma das principais bandeiras da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil secional do Amazonas (OAB/AM) junto aos órgãos do sistema jurídico Amazonas (OAB-AM), anunciou a nova presidente da entidade, advogada Grace Anny Benayon Zamperlini, primeira mulher a dirigir a ordem em quase 90 anos de existência da seccional.

Para Grace, a ideia é que não falte nenhum operador do direito nos municípios e assim que o sistema de justiça puder ser operado e o jurisdicionado atendido, os advogados e advogadas tenham condições dignas de trabalho, especialmente por conta da precariedade de Internet na cidades interioranas e a logística de locomoção.

“A luta pelo acesso à justiça passa a ser outra frente importante, e será mais uma de nossas bandeiras junto ao TJAM, MPAM e DPEAM”, afirmou ela, citando o Tribunal de Justiça do Amazonas, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública do Estado. 

É necessário, ressalta ela, que não falte nenhum operador do direito nos municípios e assim que o sistema de justiça possa ser operado e o jurisdicionado possa ser atendido, e principalmente os advogados e advogadas tenham condições dignas de trabalho.

Atuação

Com atuação de mais de 20 anos na Justiça do Trabalho, a advogada amazonense, que era vice-presidente na gestão anterior, assumiu o posto com o afastamento do então presidente Marco Aurélio Choy, nomeado para a Procuradoria Geral do Município (PGM), a convite do novo prefeito David Almeida.

Mesmo com apenas um ano de mandato, Grace quer deixar sua marca. Embora já tenha tido a oportunidade de presidir a OAB em algumas oportunidades, agora definitivamente na presidência acredita poder mostrar um divisor de águas na seccional.

“Trabalharei diuturnamente para demonstrar que as mulheres são sim capazes de fazer uma grande gestão representando a advocacia. E isso já está provado em todo o sistema”, afirmou ao Portal Valor Amazônico.

A principal mudança da gestão dela será converter em inúmeras ações a força da mulher advogada, que vive exclusivamente da profissão, sendo esposa, mãe e filha dedicada. “E mostrando definitivamente que o lugar de mulher, é onde ela quiser”, assegurou, Grace, explicando que irá buscar atender os princípios do que já está experimentando em nosso sistema.

“Vamos promover a inclusão, defendendo prerrogativas e lutando diariamente para amenizar todas as mazelas que afligem a advocacia”, argumentou.

Interiorização

Um grande desafio, no entendimento dela, é continuar a ampliar a interiorização dos profissionais num Estado de dimensões continentais como o Amazonas, com uma seccional de pequeno a médio porte com pouco mais de 16 mil inscritos. E esse desafio é maior tendo em vista a precariedade de internet nas cidades interioranas.

 O fato de contar com o apoio dos seus pares a deixa tranquila no sentido de realizar um grande trabalho. Sem querer falar sobre qual legado pretende deixar na OAB-AM, ela argumenta: “Não me cabe fazer exercício de futurologia de forma a prever o que teremos de efetivo legado, mas o que garanto é que seremos, todos nós, incansáveis para que a advocacia amazonense tenha orgulho de ser presidida por uma mulher”.

Pular para o conteúdo