COVID-19DESTAQUESAÚDE

Chega a 90 o número de pacientes da covid-19 que já retornaram a Manaus, recuperados da doença

Mais 15 pacientes recuperados da covid-19 retornam para casa, nesta madrugada. Ao todo o Amazonas já transferiu 335 pacientes para tratamento da covid-19 em outros estados

Recuperados da covid-19, mais 15 pacientes, que foram transferidos para tratamento fora do Estado, retornaram a Manaus na madrugada deste sábado (30/01). Eles vieram de Brasília (DF), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). O Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), recepcionou e disponibilizou transporte para cada paciente.

Atualmente, 335 pacientes já foram transferidos para outros Estados para dar continuidade ao tratamento da covid-19 e melhorar o fluxo de atendimento na rede de saúde do Amazonas. Até esta madrugada, 90 pacientes já haviam retornado a capital recuperado do vírus. 

O voo que trouxe o maior número de pacientes veio de Natal, um total de oito pessoas que venceram a covid-19, entre elas o Marcos André, 45, que foi categórico em classificar o tratamento como excelente. “O tratamento foi muito bom e eu fui bem cuidado. Todos os profissionais foram bem atenciosos conosco. Agradeço a todos”, comentou.

Aos 45 anos de idade, Erick Brandão é mais um vencedor contra a covid-19. Ela agradeceu a atenção que o Governo do Amazonas tem prestado aos pacientes e contou da sua saudade de casa.

Erick Brandão, de 45 anos de idade, concluiu o tratamento da covid-19, em João Pessoa (PB)

“Isso foi uma virada na minha vida, pois essa doença não é fácil. Ainda bem que nós tivemos esse apoio do Governo de ir para outro Estado. O tratamento de lá é de excelência. Eles trabalham com amor. Quero agradecer o tratamento do nosso Estado também. Esse carinho e atenção é satisfatório. Eu fui sozinho, voltei sozinho, e agora eu só quero o abraço da minha família e dos meus cachorros”.

Os pacientes, da capital e interior, em situação leve e moderada, foram transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), para 11 estados brasileiros, e, após o tratamento, retornaram ao Estado. Por meio do FPS, apoio psicossocial para os pacientes e as famílias, atuando com 12 técnicos nos Estados onde há pacientes do Amazonas, e presta o auxílio necessário a todos.

“Nossos técnicos estão dentro dessas unidades de referência nessas capitais. O nosso objetivo é amparar os nossos pacientes, então, desde a unidade que eles estão se tratando, até a chegada deles aqui, nós estamos acompanhando e os levando em casa. Essa ação é muito importante porque o paciente se torna mais acolhido, seguro e isso contribui com a sua recuperação”, explica a secretária executiva do FPS, Kathlen Santos.

Dos pacientes transferidos para concluir o tratamento da covid-19 em outros estados, dez não resistiram e morreram. Nesses casos, de acordo com o secretário de Saúde, um representante da família foi levado ao estado para fazer o reconhecimento do corpo, acompanhados por uma equipe multidisciplinar que assegurou a maior assistência possível nesse momento difícil.

Pular para o conteúdo