PARÁREGIÃO AMAZÔNICA

Governo do Pará decreta lockdown no Baixo Amazonas

Estado mudou a bandeira da região, que sai de vermelho para o preto, a partir da próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/02), o bandeiramento no Baixo Amazonas e Calha Norte passará de vermelho para preto, o que significa lockdown para essa região. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (30/01), pelo governador Helder Barbalho, por meio das redes sociais.

O chefe do Executivo Paraense afirmou que a decisão de alterar o bandeiramento foi tomada com base na atualização da situação epidemiológica no oeste do Pará. “No dia de ontem, o instituto Evandro Chagas identificou a nova cepa do coronavírus nesta região. Além disso, o aumento na procura de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento de pacientes de Covid-19, nos trazem severas preocupações sobre a capacidade do nosso sistema atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e a solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco elevado) para preto (lockdown)”, determinou Helder.

O governador do Pará informou ainda que a mudança necessária é uma ação técnica, com o objetivo de garantir a preservação de vidas e para impedir o avanço da Covid-19 em território paraense. “Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus e, consequentemente, evitar problemas graves que possam levar ao óbito muitos paraenses. Nós não podemos deixar que isso aconteça em nosso estado. Peço a compreensão de cada um, para que possamos, nesse momento, preservar a vida e, certamente logo, logo podermos voltar a nossa realidade”.

O governo do Estado vem intensificando os investimentos e as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em todo o Pará, em especial, no extremo oeste paraense, localizada próximo ao Amazonas. O estado vizinho já enfrenta uma crise na saúde ocasionada pela segunda onda do coronavírus.

Na madrugada deste sábado (30/01), chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, mais uma remessa de 180 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de todo Oeste do Estado. Esse foi o segundo abastecimento de oxigênio na região nos últimos cinco dias. Ao longo desta semana, serão enviados mais 140 cilindros.

Outra medida adotada na região Oeste é a criação de um novo Hospital de Campanha em Santarém, oriunda de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura local, que repercutirá na abertura de 60 novos leitos. A nova estrutura está em fase de montagem e vai ocupar parte da Escola Estadual Maria Uchoa Martins, localizada no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Com a montagem desse hospital, a oferta de leitos clínicos será reforçada, amenizando demandas por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento e no Hospital Regional, além de estabilizar o sistema de saúde da região. 

O Estado deslocou 57 pacientes, exclusivamente pela Sespa, de municípios do Pará, tanto por via aérea, quanto fluvial, para os hospitais regionais de Santarém, de Itaituba, e Juriti, entre os dias 18 e 25 deste mês. Para essas transferências, de acordo com as possibilidades climáticas da região, o governo estadual tem disponibilizado e assegurado o serviço de transporte aeromédico com seis aeronaves, sendo dois aviões e quatro helicópteros, todos para atender toda a demanda de municípios da região Oeste por leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para reforçar o atendimento a pacientes com a Covid-19 nessa região, o governo estadual já conta com 10 leitos de UTI em Juruti; 44 leitos de UTI adulto, 4 leitos de UTI pediátrica e 3 leitos de UTI Neonatal, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e mais 60 leitos de UTI em Itaituba.

Pular para o conteúdo