DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Mais de 40 mil filhotes de tartarugas são soltos na natureza do município de Nhamundá

Ação foi da prefeitura do município em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e faz parte do projeto Manejo Sustentável

A soltura de mais de 40 mil filhotes de tartarugas na natureza do município de Nhamundá foi resultado do trabalho do Projeto Manejo Sustentável de Quelônios, uma parceria da prefeitura de Nhamundá, município do baixo Amazonas, distante de 382 quilômetros da capital, com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e idealizado por voluntários da comunidade do Corocoró, zona rural do município.

A Prefeitura de Nhamundá participa do projeto com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), buscando assegurar a preservação dessa espécie, que é alvo de muita captura na natureza tanto em ovos quanto em animais adultos, sem cuidados com a reprodução e manutenção da espécie.

Em rede social, o secretário municipal do Meio Ambiente do município, João Paulo Fonseca, disse que o município de Nhamundá lidera o ranking dos municípios da região do Baixo Amazonas em soltura de filhotes de tartarugas. A soltura dos quelônios ocorreu na primeira quinzena de janeiro.

A parceria com a Ufam dá-se por meio do Pé-de-Pincha, realizado pela instituição nas regiões do Baixo Amazonas e Juruá para garantir o manejo da espécie.
Como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho voluntário realizado, no final da ação, os voluntários do projeto receberam cestas básicas da Prefeitura.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo