COVID-19

Mais de 5 mil acadêmicos finalistas dos cursos de saúde foram vacinados em Manaus

Nesta segunda-feira, (31/05), foi concluída a aplicação da primeira dose de vacinação dos acadêmicos, conforme informações repassadas pelas instituições de ensino.

A Prefeitura de Manaus já vacinou mais de 5 mil acadêmicos finalistas dos cursos de saúde de instituições públicas e privadas da capital contra a Covid-19. A imunização iniciou no dia (14/04), seguindo as orientações do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, formalizadas na nota informativa conjunta nº 022/2021, da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), publicada em (07/04). Nesta segunda-feira, (31/05), foi concluída a aplicação da primeira dose de vacinação dos acadêmicos, conforme informações repassadas pelas instituições de ensino.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, afirma que os resultados são muito bons e destacam o compromisso do prefeito David Almeida em garantir a proteção desse grupo, integrante da categoria dos trabalhadores da saúde, conforme o PNO.

“A vacinação destes acadêmicos seguiu as listagens com os nomes dos alunos enviados pelas instituições de ensino públicas e privadas à Semsa, que operacionaliza a vacinação. O número de pessoas vacinadas é muito animador e demonstra o quanto a gestão do prefeito David Almeida está comprometida em garantir a proteção dos grupos mais expostos à doença”, acentua.

O grupo imunizado é formado por acadêmicos de cursos da área da saúde em fase de internato, residentes multiprofissionais em nível 1, e demais acadêmicos no último ano de formação em estágio curricular obrigatório na área hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, selecionados de acordo com o nível de exposição e o tempo de atendimento nos serviços de saúde. No último dia 30, a Semsa contabilizou 5.187 doses aplicadas no primeiro ciclo de imunização e 2.250 doses referentes à segunda dose da vacina.

Trabalhadores de saúde

Até as 10h desta terça-feira, 1º/6, o Vacinômetro da plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) registrava que 71.145 trabalhadores de saúde já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus.

A vacinação para esse grupo está sendo realizada na Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na rua Terezina, bairro de Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus, das 9h às 16h.

Os documentos necessários para receber a vacina são RG, CPF e contracheque ou Carteira de Trabalho assinada pelo estabelecimento de saúde com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes).

Pular para o conteúdo