COVID-19DESTAQUEPOLÍTICA

Vereadores destacam sucesso do viradão de vacinação e elogiam parceria entre prefeitura e governo

Nunca na história da capital amazonense foi realizado um mutirão de vacinação desse tamanho. União é um ingrediente importantíssimo para o desenvolvimento do nosso município”, disse o presidente da CMM, David Reis

O sucesso do mutirão de vacinação contra a covid-19, realizado no último final de semana (12 e 13/6), imunizando mais de 140 mil pessoas, teve o reconhecimento dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que nesta segunda-feira (14/6), participaram da apresentação do balanço feito de forma conjunta pelo governo do Estado e prefeitura de Manaus, na sede do executivo municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), acompanhou os dois dias de vacinação, onde foram disponibilizados 57 postos, três destes, funcionando por 32 horas seguidas. Segundo Reis, governo e prefeitura se uniram numa parceria e a cidade de Manaus deu a reposta indo aos postos para combater o vírus da covid-19.

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal, destaca que a União é um ingrediente importantíssimo para o desenvolvimento da cidade

“Nunca na história da capital amazonense foi realizado um mutirão de vacinação desse tamanho. Esperamos que, em breve toda a população manauara esteja imunizada e consiga retomar a normalidade que tanto esperamos. A 18ª. Legislatura tem sido de parceira, união. Com o Executivo cumprindo o seu papel de forma eficaz e a Câmara fiscalizando, contribuindo com proposta e indicações para melhorar a qualidade vida da população. União é um ingrediente importantíssimo para o desenvolvimento do nosso município”, destacou o presidente da CMM.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcelo Serafim (PSB), contribuiu também como servidor da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No domingo (13/6), ele acompanhou os trabalhos do mutirão no Parque do Idoso, zona Centro-Sul de Manaus e contou que em 20 minutos, as filas foram zeradas no local.

“Eu aproveitei para fazer um chamado nas redes sociais, divulgando que o Parque do Idoso estava livre de filas, com isso, ele foi o local na zona Centro-Sul, que mais vacinou em Manaus no domingo”, disse Marcelo Serafim.

Entre os dados apresentados no balanço, o vereador Caio André (PSC), destacou a participação dos 4,5 mil servidores estaduais e municipais envolvidos no viradão, que imunizou pessoas da faixa etária de 40 a 51 anos.

 “Foi um momento emocionante, onde todos se uniram: servidores, profissionais da saúde, voluntários e a população, com o mesmo sentimento de alívio. Perdemos tantas pessoas nesse período da pandemia e esse mutirão foi muito esperado por toda Manaus”, comentou o parlamentar, afirmando que a parceria entre governo e prefeitura faz com que a nossa população saia vencedora.

O vereador William Alemão (Cidadania), esteve nos postos de vacinação no sambódromo, zona Centro-Oeste e no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul de Manaus. Acompanhou as filas por meio do aplicativo “filômetro”, onde é possível verificar os locais de mais livre acesso.

“No sambódromo tivemos uma salva de palmas durante a vacinação. A minha esposa foi vacinada e chorou emocionada com esse momento histórico para nossa cidade de Manaus”, contou Alemão.

Com a vacinação em massa, a economia em Manaus deve crescer nos próximos dias, afirma o vereador Diego Afonso (PSL), presidente da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica (Frenpre). “Depois de uma campanha de uma vacinação histórica como essa, a economia volta a prosperar. Nesta terça, teremos reunião com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e na quarta, com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), para definirmos as próximas ações”, informou o presidente da Frenpre.

O prefeito David Almeida (Avante), falou da ação coordenada em parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura. A capital amazonense registra mais de 900 mil doses de vacina contra a covid-19, desde o início da campanha em janeiro deste ano.

“Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 40, 76% da população vacinável, já recebeu a primeira dose contra a covid-19, colocando Manaus entre as capitais com a maior taxa de imunização. Nós não teremos a terceira onda na capital amazonense”, afirmou o prefeito de Manaus.

Durante o balanço, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou um novo mutirão de vacinação para a faixa dos 30 anos. O mutirão deve ocorrer em duas semanas e o acerto será definido durante reunião com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Manaus. E se dirigiu ao prefeito David Almeida para se preparar para a nova ação.

“Nós iremos receber mais uma remessa, de aproximadamente 44 mil doses de vacina, que serão entregues para Manaus e estamos preparando também, uma campanha grande para as cidades polos do interior do estado”, anunciou o governador.

Também estiverem presentes na apresentação do balanço da vacinação, os vereadores Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), Eduardo Assis (Avante), Glória Carrate (PL), Jander Lobato (PTB), João Carlos (Republicanos), Lissandro Breval (Avante), Márcio Tavares (Republicanos), Peixoto (PTC), Professora Jacqueline (Podemos), Professor Samuel (PL) e Sassá da Construção Civil (PT).

 Fotos: Ruan Souza

Pular para o conteúdo