COMÉRCIO

Ipem incinera uma tonelada de produtos que ofereciam riscos à saúde e segurança dos consumidores

Entre os produtos apreendidos estão os brinquedos, adaptadores, plugues e tomadas, fios e cabos de baixa tensão, e pisca-piscas. Esses produtos foram retirados do comércio durante as fiscalizações realizadas na capital

Uma tonelada de produtos foi apreendida durante as fiscalizações realizadas pelo governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), e foram destruídas por um rolo compressor, nesta quinta-feira (16/12), no Terminal de Cronotacógrafo do Ipem, localizado na avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona sul da capital.

Entre os produtos apreendidos estão os brinquedos, adaptadores, plugues e tomadas, fios e cabos de baixa tensão, e pisca-piscas. Esses produtos foram retirados do comércio durante as fiscalizações realizadas na capital e Região Metropolitana, por estarem sem a certificação do Inmetro, oferecendo risco ao consumidor.

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, todos os produtos ofereciam risco à saúde da população.

“Retiramos mais de uma tonelada de produtos que estavam oferecendo risco à saúde da população. Nessa época de Natal retiramos pisca-pisca, um material elétrico de baixa tensão, aparentemente inofensivo, mas que pode causar curto circuito, aquecimento e até incêndio”, informou Márcio Brito.

O diretor-presidente orientou, ainda, que o consumidor deve ficar atento na hora de comprar os produtos. “O que nós orientamos é que a população, ao fazer aquisição desses produtos, sejam brinquedos, material elétrico, GLP, que é o gás de cozinha, verifique se existe a marca do Inmetro. Esta certificação elimina os possíveis riscos e não oferecerão prejuízo e nenhum tipo de acidentes domésticos”, disse.

Os produtos foram destruídos no pátio do terminal do Ipem, e encaminhados para descarte final por uma empresa especializada. É importante que o consumidor faça aquisição de produtos somente em mercado formal, que tenha procedência do produto e que estejam certificados pelo Inmetro. Isso significa que os produtos passaram por ensaios e testes de resistência e qualidade, e atendem aos padrões estabelecidos para a comercialização e uso.

Ouvidoria

A população pode fazer denúncias e até tirar dúvidas na ouvidoria do Ipem, no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto: Alexandre Vieira / Ipem-AM

Pular para o conteúdo