AMAZONASDESTAQUE

Érico Desterro assume presidência do TCE prometendo manter transparência e portas abertas

Além do presidente, tomaram posse a vice-presidente, conselheira Yara Lins, o corregedor-geral, Ari Moutinho, o ouvidor Josué Cláudio de Souza Neto, e coordenador da Escola de Contas, Mário de Mello

Após dez anos o conselheiro Érico Desterro volta a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), desta vez para o biênio 2022-2023. Durante a solenidade de posse, realizada nesta terça-feira (21/12), e na presença de autoridades como o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, servidores da Corte de Contas e familiares, o novo presidente disse que muitas coisas mudaram, desde que assumiu pela primeira vez o cargo, mas garantiu que, como muito empenho, vai avançar no que for necessário.

“É claro que os desafios serão grandes, teremos uma grande responsabilidade e com muito empenho, vamos manter e avançar no que for necessário frente ao colegiado de contas, abrindo as portas e mantendo a transparência”, disse.

Érico Desterro parabenizou seu antecessor, conselheiro Mário de Mello, pela gestão durante a pandemia da covid-19, que apesar de ter enfrentado tempos difíceis, com perdas de vidas e reflexos danosos na economia mundial, buscou rapidamente as condições necessárias para que a Corte de Contas voltasse a funcionar com todas as suas competências constitucionais no campo da administração pública.

“Foi um dos primeiros tribunais brasileiros a implantar as sessões deliberativas virtuais. Conselheiro Mário de Mello, a sociedade amazonense reconhece a sua passagem no comando desse tribunal”, citou.

Em seu discurso, o governador Wilson Lima (PSC) chamou atenção para a importância de uma ação harmoniosa entre os poderes e destacou a serenidade com que Mário de Mello comandou o Tribunal de Contas, mantendo sempre aberto um canal de comunicação entre os poderes. Ao novo presidente, Érico Desterro, Wilson Lima desejou sucesso na missão, e disse que ele pode contar com o Executivo Estadual.

“O TCE tem um papel fundamental pedagógico de orientar o Executivo para que os recursos sejam aplicados de forma correta. Passamos por um momento difícil na pandemia. Houve problemas e eu, como governador, tenho que ser pragmático e dar respostas rápidas e objetivas”, destacou.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também enfatizou a importância da harmonia entre poderes, em seu discurso. Segundo ele, essa é a conduta ideal para que a democracia plena ocorra em benefício da população. O chefe do Executivo municipal desejou sucesso ao presidente empossado e reforçou desejo de que os objetivos da Corte de Contas sejam alcançados e transformados em benefícios para a população de Manaus e do Amazonas.

“O conselheiro Érico é alguém muito experiente, que assume pela segunda vez o Tribunal, e eu desejo muito êxito e sucesso nessa jornada à frente do Tribunal de Contas. Precisamos sempre buscar uma relação harmoniosa entre os poderes, assim como temos com os outros, para que a sociedade possa estar em equilíbrio”, enfatizou o prefeito.

Além de Érico Desterro, foram empossados nesta terça-feira, a vice-presidente, conselheira Yara Lins, o corregedor-geral, Ari Moutinho, o ouvidor Josué Cláudio de Souza Neto, e coordenador da Escola de Contas, Mário Manoel Coelho de Mello.

Pular para o conteúdo