DESTAQUEECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Primeiro café agroflorestal orgânico da Amazônia se prepara para escalar a produção

Com a injeção de capital, realizada junto à empresa Amazônia Agroflorestal em parceria com o Idesam, serão incluídas mais de 300 famílias no cultivo do café em Apuí, sul do Amazonas

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Amazônia Agroflorestal, Mirova Natural Capital e Axcell formalizaram uma parceria que garantiu a captação de investimentos de R$ 11 milhões para expandir a produção do Café Apuí Agroflorestal de modo sustentável, com previsão de devolução do investimento em créditos de carbono.

Com a injeção de capital, realizada junto à empresa Amazônia Agroflorestal em parceria com o Idesam, serão incluídas mais de 300 famílias no cultivo do café em Apuí, sul do Amazonas. O município é um dos mais pressionados pelo desmatamento no estado.

Incubada pelo Idesam e hoje um negócio de impacto criado para buscar mercados para o café – vão permitir escalonar o modelo de negócios com expansão das áreas de agroflorestas plantadas, aumento do número de famílias beneficiadas e melhoria da qualidade do café. Será possível expandir a produção para mais de 600 hectares ao longo dos próximos 10 anos.

“Um dos maiores desafios do Idesam é viabilizar a continuidade e expansão de projetos que demonstram viabilidade técnica e econômica, mas não conseguem acessar capital e investimentos para ganho de escala. Conseguir atrair o aporte de investidores privados como a Mirova e Axcell é a comprovação de que estamos no caminho certo, e esperamos que outras organizações possam seguir a mesma trajetória”, explica Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam, que deu início ao projeto Café Apuí Agroflorestal a cerca de 10 anos atrás.

Em volume de produção, isso pode representar um salto para mais de 12 mil sacas de café agroflorestal por ano, o que representa um crescimento superior a 5.000%, no comparativo com a produção de 2021, que foi de 231 sacas. O investimento traz também a possibilidade de ampliar a cesta de produtos e atingir novos mercados com o fortalecimento da presença no e-commerce.

Investimento e inovação

A rodada de investimentos foi liderada pela empresa Mirova Natural Capital, responsável pela gestão do Amazon Biodiversity Fund Brazil (ABF), fundo comercial privado de investimento de impacto lançado em 2019 e administrado pela gestora brasileira Vox Capital. Desenhado em parceria com a USAID/Brasil e Aliança Biodiversity e CIAT, está registrado como um Fundo de Investimento e Participações (FIP), com vigência de 11 anos e previsão de captar até R$ 300 milhões) no período. Os gestores do fundo já estruturaram 4 negócios e outros 20 estão em desenvolvimento.

A outra investidora, Axcell, é uma aceleradora de impacto recém-criada, com foco em negócios de impacto da Amazônia, sediada em Manaus. “O aporte na Iniciativa Café Apuí é parte da nossa estratégia de investir em empreendimentos sustentáveis e de impacto, que fortaleçam todo o ecossistema da cadeia produtiva no Amazonas, estando a empresa com ótima governança e maturidade”, destaca Átila Denys, investidor-anjo em negócios de impacto e acionista da Axcell.

O contrato com as investidoras está baseado no retorno em créditos de carbono, o que beneficiará também os produtores de café, que terão retorno pela atividade de conservação que promovem nas áreas de floresta de suas propriedades. O projeto de carbono ainda está em fase de desenvolvimento, e em breve os termos para repartição de benefícios por serviços ambientais serão firmados com os produtores. A expectativa é de que haja ainda mais desenvolvimento econômico e conservação florestal incentivada pelos créditos de carbono gerados pelo projeto.

“É um arranjo bastante inovador, e que para além de ser uma solução interessante, reconhece o papel que os produtores têm na conservação de florestas. O Idesam, como parceiro técnico do projeto de carbono, está muito satisfeito em poder trazer ainda mais incentivos aos seus parceiros no campo”, explica Victoria Bastos, coordenadora de Mudanças Climáticas do Idesam.

A trajetória do Café Apuí, de projeto incubado pelo Idesam à criação de uma empresa de impacto com uma estratégia inovadora de venture-building, foi registrada na publicação ‘Do Projeto à Empresa de Impacto: a Experiência do Café Apuí Agroflorestal’, lançada em 2020.

Com informações e fotos do Idesam

Pular para o conteúdo