DESTAQUEESPECIAL PARINTINS 2023

Caprichoso inaugura Praça da Tradição, em homenagem aos baluartes do bumbá azul

Espaço faz parte de um projeto idealizado pelo diretor do Centro de Memória Caprichoso (CEDEM), Diego Omar, executado pelos artistas Algles Ferreira, Geremias Pantoja e equipe

No início da noite deste sábado, dia 24 de junho, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, entregou um novo patrimônio ao Povo Caprichoso, a Praça da Tradição. Uma bela homenagem aos principais donos da brincadeira da boi-bumbá azul e branco. O momento especial contou com o show do cantor Júnior Paulain.

A Praça da Tradição conta com um conjunto de esculturas, que retrata figuras emblemáticas do Boi Caprichoso. Roque Cid, Luiz Gonzaga e Luiz Pereira são os baluartes que estão esculpidos no local, eternizando suas histórias na vida do Touro Negro, que também possui uma imagem estruturada na praça. O ambiente faz parte de um projeto idealizado pelo diretor do Centro de Memória Caprichoso (CEDEM), Diego Omar, executado pelos artistas Algles Ferreira, Geremias Pantoja e equipe.

Para o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, a praça é mais que um ambiente físico, é uma merecida homenagem à história do Boi Caprichoso.

“O Caprichoso é um boi que respeita sua história e sua tradição. Vamos continuar respeitando a memória das pessoas que ajudaram a erguer nosso boi. Eu sei que isso aqui é um pequeno gesto, mas com certeza absoluta vai trazer para gente uma memória muito positiva”, destaca.

A cerimônia contou com a presença da neta de Roque Cid, dona Maura Heloísa Cid, 75 anos, que se mostrou emocionada. “É a valorização dos primeiros donos, daqueles que fizeram história no Boi Caprichoso. Então, é um momento muito singelo, muito importante, muito emocionante para todos, porque o Caprichoso é um boi efeito por muitas mãos. Então, é importante que possa manter viva essa tradição”, disse a sobrinha neta de Roque Cid, Peta Cid.

A jovem torcedora, Franci Lopes, faz parte da família de Luiz Pereira e parabenizou a iniciativa da presidência do Boi Caprichoso. “A gente como família recebe essa homenagem e fica com todos da família Pereira. É sensacional. A gente acha muito importante nessa homenagem”, ressaltou.

A filha de Luís Gonzaga, Maria Luísa Gonzaga, se emocionou com a homenagem e também agradeceu o ato do presidente Jender Lobato e toda diretoria do Boi Caprichoso. “Só tenho a agradecer essa homenagem à nossa família, ao meu pai que durante anos esteve à frente da brincadeira”, disse a representante da família tradicional do bumbá.

“Eu só tenho a agradecer neste momento a diretoria do Boi Caprichoso que fez essa homenagem, revivendo um pouco a memória de Luiz Gonzaga, Roque Cid e Luiz Pereira. Eu me emociono por isso. A história se faz com tradição, se faz com o futuro”, finalizou a madrinha do Caprichoso, a escritora Odineia Andrade.

Fotos: Alexandre Vieira e Michel Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo