AMAZONASDESTAQUEPOLÍTICA

Deputados aprovam orçamento de R$ 29,3 bilhões para o governo do Amazonas em 2024

De acordo com o governador Wilson Lima, a prioridade do governo no próximo ano são investimentos em segmentos voltados ao desenvolvimento social e econômico do Estado

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi aprovado, nesta quarta-feira (1207) pelos deputados e assegura ao governador Wilson Lima um orçamento de R$ 29,3 bilhões para o próximo ano.

De acordo com o governador, a a prioridade são as áreas que garantam o desenvolvimento socioeconômico da população amazonense. 

“Eu tenho conversado com o presidente da Assembleia Legislativa e com os deputados sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) para priorizar as vertentes que são importantes para fazer com que o Estado do Amazonas avance. A questão do social, como o auxílio estadual permanente, peixe no prato, e por outro lado a geração de emprego e renda com os cursos de formação e qualificação”, afirmou Wilson Lima.

Wilson Lima também destaca a importância do segmento de infraestrutura, tendo em vista o desenvolvimento do interior do estado.

“É preciso uma infraestrutura que permita o avanço do desenvolvimento econômico, como é o caso da AM-010, em que estamos em um trabalho de recuperação dessa rodovia, e no momento em que ela estiver concluída vai possibilitar a ampliação de novos negócios para aquela região”.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2024, encaminhado pelo Executivo para Aleam, em 31 de maio, é 9,75% superior à LDO de 2023, que calculou em 26,7 bilhões o volume de gastos e receitas do Estado.

A lei de diretrizes orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública estadual, estabelece as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com a trajetória sustentável da dívida pública, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo