CIDADANIADESTAQUESEGURANÇA

Em Presidente Figueiredo, ‘Detran Cidadão no Interior’ ganha reforço de mutirão de serviços da prefeitura

No total foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos, entre expedição de documentos, cuidados com a beleza, distribuição de mudas e entrega de kits de segurança para mototaxistas

 A prefeitura de Presidente Figueiredo se uniu ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e ampliou a oferta de serviços aos figueiredenses durante mais uma edição do programa “Detran Cidadão no Interior”. Foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos, entre emissão de documentos, orientação sobre programas sociais, cuidados com a beleza, vacinação, distribuição de mudas atividades e palestras educativas, além da entrega de equipamentos de segurança para mototaxistas.

Órgãos como a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Corpo de Bombeiros e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também participaram do mutirão de serviços públicos realizado na Praça da Vitória, a partir das 8h, desta sexta-feira (14/07).

No ônibus itinerante do Departamento de Trânsito, foram ofertados serviços envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regularização de veículos, além da realização de, aproximadamente, 150 inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela instituição.

Enquanto a prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Saúde (Sems), disponibilizou todas as vacinas do programa nacional e imunização e contra covid-19; da Assistência Social e Cidadania (Semasc), ofertou serviços como a emissão de RG e outros documentos, além do acesso a programas sociais municipais e do governo federal; de Políticas Públicas para Mulheres (Sepm), disponibilizou cortes de cabelo, maquiagem e outros cuidados com a higiene e beleza (projetos Cuidando Deles e Cuidando Deles). Também houve distribuição de mudas frutíferas, por intermédio da Secretária Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada) e a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), emitiu certificados de permissão de Estacionamento Especial para Idosos, Pessoas com Deficiência, Autistas, entre outras grupos contemplados na legislação.

“Chegar ao interior do Amazonas com essas ações é uma missão do Detran. O governador Wilson Lima determinou que a instituição estivesse cada vez mais próxima da população, que trabalhasse ainda mais a questão social, e é isso que estamos fazendo. Já passamos por Iranduba, agora estivemos em Presidente Figueiredo e, muito em breve, vamos chegar a outros municípios do Estado”, comentou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM

O diretor-presidente da EMTU-PF, João Paulo Kissinger, destacou a importância da parceria com o Detran-AM e a prefeitura de Presidente Figueiredo.

“Esse elo entre o Detran e prefeitura de Presidente Figueiredo, está trazendo benefícios e aproximando mais a nossa população figueiredense dos serviços do governo do Estado”, salientou João Paulo Kissinger.

O público presente recebeu, ainda, a orientação do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Trânsito (Navat), que envolve questões jurídicas, psicossociais e assistência ao Seguro DPVAT. Também puderam assistir à demonstração dos equipamentos utilizados pelos agentes de trânsito nas fiscalizações.

 A Equipe de Educação para o Trânsito do Detran-AM desenvolveu uma programação especial voltada para 800 alunos das escolas municipais da cidade, com a apresentação do teatro de fantoches “Os Vingadores do Trânsito”, e distribuiu material educativo e desenvolveu atividades lúdicas.

A estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, Lia Fernandes Teixeira, 8, recebeu a cartilha “Super Turma do Detran”, e escolheu já sua personagem preferida. Mesmo com a pouca idade, ela demonstrou conhecimento sobre segurança no trânsito.

“Gostei da Faixa Maravilha porque ela tem as minhas cores preferidas, e sei que só posso atravessar na faixa e segurando a mão da minha mãe”, contou a estudante.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) marcou presença no evento, com a participação de 40 bombeiros mirins que fazem parte do projeto social “Proebom”, criado desde 2021, em Presidente Figueiredo. Os alunos participaram das palestras voltadas à Educação no Trânsito.

 “É importante a visão geral que o Detran Amazonas está trazendo em relação a segurança no trânsito, porque eles (bombeiros mirins) serão os futuros condutores, e vão saber quais serão as suas responsabilidades, a partir do momento que sentarem atrás de um volante”, ressaltou o comandante do CBMAM naquele município, tenente Omena.

Motociclista Legal

Durante a ação, 45 mototaxistas do município de Presidente Figueiredo foram beneficiados com kits de colete e capacete. Dentre elas, a mototaxista Andrezza Cavalcante Marinho, 36, que há 5 anos exerce a profissão sob duas rodas. 

 “Primeiramente queria falar sobre o curso do mototaxista que fiz. O acompanhamento foi muito importante para mim, porque é preciso saber desde a abordagem com o cidadão que está usando o nosso serviço, até a legislação. O mototaxista, por direito e por dever, hoje, tem que estar legalizado, andar devidamente com capacete e com o colete de identificação. E nesta sexta, o Detran está nos proporcionado isso”, disse ela.

 Desde a sua implementação, em 2021, até o momento, o projeto “Motociclista Legal” já contemplou 385 mototaxistas, em Presidente Figueiredo, e no Amazonas quase 10 mil.

Fotos: Isaque Ramos/Detran-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo