INFRAESTRUTURA

Poder público e concessionárias alinham ações para reduzir transtornos à população durante obras de serviços essenciais

Participaram do encontro representantes do IMMU, da Semmas, Seminf, Semef, Semulsp e Implurb, além das concessionárias Manausluz, Águas de Manaus, Amazonas Energia e Cigás

Representantes de diversos órgãos da prefeitura de Manaus e das concessionárias de serviços básicos essenciais estiveram reunidos, na manhã de quarta-feira (20/9), para alinhar procedimentos visando a redução dos impactos das obras de melhoria e expansão, como forma de minimizar os transtornos para a população, sobretudo nas principais ruas e avenidas da cidade.

A reunião foi uma iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) como parte das ações de coordenação do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Supervisão de Obras em Vias e Demais Logradouros Públicos (GTMOP).

“São serviços que vão garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas como o esgotamento sanitário e a extensão da rede de gás natural, que vão contribuir com o aumento do nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atrair mais investimentos e, para que essas ações não interfiram em grandes proporções no cotidiano da população, estamos aqui alinhando cronogramas e compartilhando informações”, explicou o diretor-presidente da Ageman e coordenador do GTMOP, Elson Andrade Ferreira.

 O vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda, reforçou às concessionárias a necessidade de sinalização das obras nas vias, para que os motoristas tenham mais condições de compreender que as intervenções estão sendo ocasionadas devido a necessidade dos serviços.

No esgotamento sanitário, a empresa Águas de Manaus vai implantar 450 quilômetros de rede de esgoto como parte do Plano Diretor de Esgoto, o qual já está sendo implementado. Atualmente, a concessionária está com frentes de trabalho nos bairros Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul; Ponta Negra, na zona Oeste; e Cidade Nova, na zona Norte.

Na ampliação do serviço de fornecimento de gás natural, visando garantir o abastecimento das usinas Termoelétricas que integram o sistema de distribuição e abastecimento de energia elétrica da capital, além de atender a demanda residencial, a Companhia de Gás (Cigás) já está executando as obras referentes ao plano de expansão para 2027, o qual prevê a implantação de 427 quilômetros de rede de gás.

Durante a reunião, os participantes sugeriram que a empresa Amazonas Energia também apresente o cronograma de obras de expansão de sua rede, a fim de contribuir com o melhor ordenamento das intervenções, de forma que os serviços da companhia não inviabilizem a atuação das demais concessionárias. “Muitas vezes, um poste é instalado numa via de forma equivocada, podendo inclusive causar um acidente de trânsito ou mesmo impedir ou dificultar o acesso do pedestre”, observou Leda.

Ao final, todos os participantes afirmaram que suas instituições e empresas estão comprometidas em trabalhar na esteira da cooperação para que todas as ações sejam realizadas visando causar o mínimo de transtornos aos usuários e assegurar o atendimento das demandas e o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo