AMAZONASSETOR PRIMÁRIO

Inauguração da unidade de número 75 do Idam na zona leste de Manaus destaca ampliação na assistência rural

Unidade de número 75 para atendimento do instituto reforça serviço de assistência técnica e extensão rural no Amazonas

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (28/12), mais uma unidade local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), desta vez no bairro São José Operário, zona leste de Manaus. Com essa, chega a 75 o número de unidades do órgão em todos os 62 municípios do estado.

A unidade local do Idam na zona leste de Manaus está localizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Manaus Zona Leste, na avenida Cosme Ferreira, 8045, São José Operário (acesso pela portaria da rua dos Açaizeiros).

Com o novo ponto de atendimento do instituto, os produtores das áreas rurais do entorno da zona leste de Manaus estarão ainda mais bem assistidos e não precisarão se deslocar para a zona norte, onde há outra unidade do Idam, próxima da barreira de fiscalização estadual, no entroncamento da BR-174 e AM-010. Segundo Wilson Lima, o objetivo é expandir o alcance do Idam e fortalecer o setor primário, contribuindo para a geração de emprego e renda.

 “A gente tem tido uma preocupação muito grande com essas ações voltadas ao setor primário. No início de dezembro nós convocamos 45 aprovados no concurso do Idam para dar o suporte necessário, porque um dos fatores decisivos nesse processo do setor primário é a questão da assistência técnica. Então, isso aqui tem um papel fundamental para garantir maior produtividade para o produtor, garantir uma segurança de que ele vai plantar e de que ele vai colher e vai ter um produto de qualidade”, destacou Wilson Lima.

Com a proposta de oferecer serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) relacionados ao setor primário, a unidade do Idam da zona leste terá atendimento voltado, prioritariamente, a mais de mil famílias de 15 comunidades de associações de produtores rurais das comunidades do Puraquequara, Ipiranga, Val Paraíso, Brasileirinho, Uberê Brasileirinho e Rio Amazonas.

 “Para nós vai melhorar bastante por conta do distanciamento. Antes, nós tínhamos que sair do Puraquequara para a unidade da barreira. Nós agradecemos muito pelo governador ter olhado para nós, os produtores da zona leste”, disse Francisca Nobre, que é produtora rural de cheiro verde e pitaya e mora no Puraquequara.

 No local, serão disponibilizados serviços voltados à documentação, como Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações sobre políticas públicas voltadas ao setor primário e elaboração de projetos de crédito, entre outros.

 “É uma alegria inaugurar uma unidade na zona leste, onde existe uma demanda maior dos produtores e agricultores dessa região. O governador Wilson Lima é o governador que mais investe no setor primário, então essa estrutura irá gerar muito mais oportunidade e proximidade no atendimento ao produtor”, comentou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Balanço

Em 2023, as capacitações foram ofertadas para mais de 45,2 mil trabalhadores do setor primário. Além disso, o instituto emitiu 3,1 mil Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documento que possibilita o acesso do produtor a políticas públicas; e renovou mais de 22,2 mil Cartões do Produtor Primário (CPP).

Foram aprovados por instituições financeiras – Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia e Banco do Brasil – 1,3 mil projetos de solicitação de crédito elaborados pelo Idam.  Projetos que representam R$ 24,9 milhões em crédito rural voltado a culturas como pesca artesanal, mandioca, avicultura, açaí, piscicultura, pecuária bovina e bubalina.

O governador reforçou o quadro de servidores do Idam com a convocação, no início deste mês, de 45 aprovados no cadastro reserva do concurso de 2018 do instituto. Desse total, nove apresentaram a documentação necessária e assumem os cargos já nesta quinta. Os convocados têm até o dia 6 de janeiro de 2024 para apresentar a documentação, com prazo de prorrogação de mais 30 dias, a partir da data limite.

 Unidades do Idam

Durante a gestão do governador Wilson Lima, desde 2019, foram inauguradas nove unidades do Idam no estado. Desse total, sete são postos avançados e duas são unidades locais (Unlocs).

 Os sete postos avançados estão nas comunidades de Lindóia (Itacoatiara), Realidade (Humaitá), Curuquetê (Lábrea), Monte Sinai (Autazes), Sucunduri (Apuí), Caburi (Parintins) e Açuanópolis (Canutama). Já as UnLocs estão localizadas na Vila de Balbina (Presidente Fiqueiredo) e agora na zona leste.

Fotos: Diego Peres e Artur Castro / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo