AMAZONASECONOMIASETOR PRIMÁRIO

Suframa atua para conter ocupação irregular em área do Distrito Agropecuário localizado na BR-174

Proposta é revitalizar o espaço e transformá-lo num braço de um projeto amplo que abrange mais de 215 mil hectares de áreas livres e intactas

Com o objetivo de conter novas ocupações irregulares em lotes de terra pertencentes ao Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), uma equipe técnica da Autarquia esteve no quilômetro 74 da BR-174, para realizar uma vistoria no local onde, por muito tempo, funcionou o Núcleo Avançado do DAS.

A ação foi determinada pelo superintendente Bosco Saraiva e, além de demonstrar zelo pelo patrimônio público, faz parte de um planejamento que busca incentivar novos investimentos no setor e proporcionar alternativas econômicas com visão de sustentabilidade nos campos social, econômico e ambiental.                                                             

A área visitada foi estabelecida ainda no período da antiga Fundação Centro de Apoio ao Distrito Agropecuário (Fucada), quando a rodovia ainda não era pavimentada. O lugar encontra-se deteriorado, desde a pequena praça que funcionava na parte frontal, até as edificações. Hoje elas encontram-se em ruínas e deram lugar a uma casa de madeira, onde supostamente habita o atual ocupante ou algum encarregado dele. Nenhum dos dois foi encontrado na ação.

A ideia é revitalizar o espaço e transformá-lo num braço de um projeto amplo que abrange mais de 215 mil hectares de áreas livres e intactas, o Zoneamento Econômico Ecológico, que começa a ser desengavetado pela atual gestão e que tem como âncora os inventários mineral, hidrográfico, agropecuário e florestal.

“Esse zoneamento é que vai dizer onde se pode fazer determinada atividade na área do DAS. Essa ida da equipe até o quilômetro 74 foi para verificar a situação, fazer a vistoria técnica e proceder dentro do que rege a legislação, primeiramente para providenciar a desocupação da área e, em seguida, trabalhar pela revitalização. Isso pode gerar um ativo para a Suframa manter serviços como o próprio monitoramento”, justificou Bosco Saraiva.

A visita técnica, conduzida pelo coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, foi realizada no dia 22 de dezembro.

Fotos: Isaac Júnior (Suframa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo