AMAZONASDESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Apoio ao cooperativismo, associativismo e às agroindústrias foi priorizado pelo Idam em 2023

No período, o instituto estimulou a organização dos produtores rurais e promoveu a assistência técnica nas associações e cooperativas

Assistência técnica e união são peças-chave para o avanço do setor primário e, em 2023, atento a esses fatores, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, por meio das gerências de Apoio a Organização de Produtores (Georp) e de Apoio à Agroindústria (Geag), intensificou ações para promover a melhor organização entre os produtores rurais amazonenses.

Em relação ao associativismo e cooperativismo, a Georp atuou na orientação e aprimoramento de cooperativas e associações, com a realização de assessoria técnica, executada em conjunto com as unidades locais (UnLocs) e postos avançados do Idam espalhados pelos 62 municípios amazonenses. No período, a assessoria técnica ganhou força nas comunidades rurais e organizações de agricultores familiares amazonenses.

A Georp destaca que, com a formalização, os produtores passam a ter acesso a linhas de crédito e demais políticas públicas voltadas ao fomento do setor primário, como Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove).

“Um dos princípios do Associativismo e Cooperativismo é educação, formação e informação para que uma organização possa realmente funcionar da maneira correta. Ressaltamos, sobre os principais pontos, dificuldades e soluções sugeridas para as organizações, a fim de buscar melhorias na qualidade de vida e de trabalho dos cooperados e associados através da participação em chamadas públicas” ressalta a gerente da Georp, Bruna Maia.

Um dos municípios atendidos, em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), recebeu entre os dias 5 e 9 de novembro, os cursos de Associativismo, técnicas de gestão e liderança, autogestão na prática e atas estatutos. Participaram 25 membros das associações, representantes da Prefeitura de São Paulo de Olivença e técnicos do Idam, no qual foram realizados diagnósticos das associações para regularização das mesmas.

Agroindústria

Além do incentivo ao associativismo e cooperativismo, as agroindústrias amazonenses também tiveram o apoio do Idam ao longo deste ano. Mais de 70 empreendimentos tiveram acompanhamento da Geag do instituto, em parceria, também, com as Unlocs e postos avançados.

Entre janeiro e dezembro, técnicos do instituto executaram vistorias de projetos; implementação dos procedimentos de autocontrole e formalização de documentos; apoio às atividades da usina de beneficiamento de castanhas de Lábrea; vistoria de terreno em Anori e Anamã; revisão e entrega de projetos de queijaria em Maués; elaboração de projeto para escola de lacticínios da Ufam; entre outras atividades para fomentar as agroindústrias no Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo