MEIO AMBIENTERONDÔNIA

Rondônia apresenta maior queda no desmatamento na Amazônia entre janeiro e novembro de 2023

Dados comparam números de 2023 com o mesmo período de 2022. Levantamento foi realizado pelo Imazon.

Rondônia apresentou uma redução de 72% no desmatamento entre os meses de janeiro a novembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Com a redução significativa, o estado lidera o ranking da região em relação a diminuição no desmatamento, a frente de estados como Pará (- 67%) e Amazonas (- 66%) e acima da média de toda a Amazônia (- 61%).

Apenas três dos nove estados da Amazônia Legal apresentaram crescimento no desmatamento neste ano de 2023, sendo eles: Roraima (27%), Tocantins (33%) e Amapá (240%).

Ao todo, Rondônia registrou 316 km² de destruição de floresta nos primeiros 11 meses do ano, sendo abril o mês com a maior área desmatada.

Novembro, por outro lado, foi o mês com o menor registro do ano e deixou o estado na terceira melhor posição do ano, com 7 km² desmatados, atrás apenas do Tocantins, que registrou 2 km², e do Amapá, que não teve registro de desmate no mês.

Sistema de Alerta de Desmatamento

O Sistema de Alerta de Desmatamento foi desenvolvido pelo Imazon em 2008 é funciona como uma ferramenta de monitoramento da Amazônia Legal baseada em imagens de satélites. O sistema reporta mensalmente o ritmo da degradação florestal e do desmatamento na região.

O SAD detecta a degradação florestal quando ocorrem danos nas áreas por ação da exploração madeireira ou do fogo. O desmatamento é considerado quando ocorre o corte raso da floresta. Ele detecta degradações florestais ou desmatamentos que ocorreram em áreas a partir de 1 hectare. Não é feita, no entanto, análise da legalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo