AMAZONASDESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Idam inicia elaboração de projetos de crédito rural para 2024

Depois de identificadas, as demandas do produtor rural são encaminhadas à Afeam, responsável pela concessão do recurso financeiro

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) deu início à elaboração de projetos de crédito rural no Amazonas previstos para 2024. As demandas podem ser apresentadas nas 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do instituto, responsável pela intermediação de recursos financeiros junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Os técnicos das unidades de atendimento do instituto estão aptos a realizar os procedimentos de envio de dados para pesquisa cadastral, elaboração de novas propostas e reenvio dos projetos de crédito rural à Afeam, a responsável pela concessão do recurso.  Todo serviço realizado pelo Idam é gratuito.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, salientou que a autarquia atua não somente na elaboração técnica do projeto, mas em todo processo de obtenção do crédito rural, bem como na capacitação do agricultor familiar para que ele possa fazer uso dos implementos agrícolas financiados e implementar as novas tecnologias no campo.

“Atualmente, somamos 75 escritórios em todo estado, com técnicos capacitados para auxiliar no cadastro e obtenção do recurso, adquirir os implementos e, posteriormente, ensinar a melhor utilização dos equipamentos agrícolas, com foco no aumento da rentabilidade do produtor. Dessa forma, contribuímos para o aumento da rentabilidade do trabalhador e impulsionamento do setor primário local”, disse o diretor-presidente.

Parceria essencial

Uma das principais aliadas ao Idam no desenvolvimento do setor primário e assistência financeira aos produtores rurais, a Afeam que abertura do cadastro para recepção de propostas é um processo essencial para os agricultores, pois representa a porta de entrada para o acesso ao crédito.

“Por isso, com o início da elaboração de projetos junto ao Idam, os produtores poderão acessar não apenas financiamento, mas também a oportunidade de investir em inovação, tecnologia e melhorias que fortaleçam a sua atividade”, concluiu o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro.

Fotos: Marfram Vieira /Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo