AMAZONASCULTURADESTAQUE

Youtube da Cultura do Amazonas estreia com série de depoimentos de artistas expoentes da cultura popular

Material é o resultado da mostra cultural Amyipaguana e também será exibido na estação digital montada na 3ª Conferência Estadual de Cultura, a partir desta domingo

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa estreia neste domingo (21/01) com exibição de uma série de vídeos que retratam a história de vida de artistas representantes da cultura popular. Com a divulgação no no canal do YouTube da secretaria (culturadoam), o material audiovisual é o resultado da mostra cultural Amyipaguana, que tem o objetivo de difundir e dar voz aos artistas que atuam nos diversos segmentos culturais do estado.

As histórias de oito artistas de vários estados, expoentes no meio artístico e cultural, serão narradas pelos próprios protagonistas, bem como seus feitos, obras e iniciativas em defesa da cultura brasileira. Durante três dias, os vídeos serão exibidos na plataforma, iniciando neste domingo (21/01), com os depoimentos da grafiteira Mia Montreal e da ativista Wanda Witoto.

Na segunda-feira (22/01), o público vai conhecer a história da multiartista Mara Pacheco e do mestre de capoeira Chico Viola. E no último dia (23/01), o músico Lairton Oliveira, o mestre de capoeira Chico Bento e o artista plástico Fredavalon Picão são os convidados da série documental. Cada vídeo tem duração média de 5 a 9 minutos.

Mestre de capoeira Chico Viola

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, KK Bonates, idealizador da Amyipaguana, ressalta a importância da mostra cultural, realizada no ano passado, e que hoje apresenta para o público alguns dos nomes de relevância no segmento.

Artista plástico Fredavalon Picão

“Todos os anos, a mostra cultural Amyipaguana assume o compromisso de gerar visibilidade e valorizar a identidade cultural do estado. A iniciativa é de total importância para difundir os diferentes etos culturais encontrados no estado, que muitas vezes ultrapassam os limites territoriais e que precisam ser preservados para as próximas gerações”, pontua o secretário.

Multiartista Mara Pacheco

Além do Youtube, os depoimentos dos artistas também estarão à disposição do público na estação digital montada na 3ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece neste domingo, segunda e terça-feira (21, 22 e 23/01), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

A produção é assinada pela Assessoria de Inovação e Tecnologia de Audiovisual, da secretaria de Cultura, sendo gravada nos espaços culturais do estado. Entre a curadoria, produção e captação das imagens, o material foi finalizado no período de um ano.

Fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo