AMAZONASCULTURADESTAQUE

Caprichoso e Garantido transformam Carnaboi 2024 em noite do Festival de Parintins

Prince do Boi, Edmundo Oran e Júnior Paulain comandaram a galera azul, enquanto Israel Paulain, Sebastião Júnior, David Assayag e João Paulo Faria, comandaram o trio elétrico encarnado

A cidade Parintins, berço e palco do maior festival folclórico do Amazonas e da região Norte do Brasil ganhou destaque em rede nacional de televisão com o Carnaboi 2024. Na noite da terça-feira gorda de carnaval (13/02), festa reuniu apresentações em trios elétricos com o ritmo do boi-bumbá e reuniu milhares de foliões, torcedores de Caprichoso e Garantido, na Avenida Paraíba, área central do município, que fica 369 km de Manaus, na região do Baixo Amazonas.

O amo do Caprichoso Prince do Boi e Júnior Paulain comandaram o primeiro trio do Caprichoso. O apresentador Edmundo Oran levantou o público presente com o boi elétrico. Durante sua apresentação, ele parou o show para o povo exaltar a permanência de Isabelle Nogueira no programa Big Brother, mostra o apoio do boi bicampeão à cultura parintinense.

O levantador de toadas, Patrick Araújo, foi acompanhado por uma multidão na avenida com um repertório animado e marcado pela interpretação que lhe faz o item invencível no Festival de Parintins.

Em módulos alegóricos foram conduzidas a Sinhazinha da Fazenda Valentina Cid, a rainha do Folclore Cleise Simas, o Pajé Ericky Beltrão, o Tripa Alexandre Azevedo e a cunhã-poranga Marciele Albuquerque.

O presidente do Boi Caprichoso Rossy Amoedo destacou a importância do Carnaboi não apenas para a cultura, mas também para a economia do município. “Parintins tem uma grande influência na arte. É a arte que sustenta a economia do município. É a arte que faz o mundo olhar para nossa cidade”, exaltou.

O primeiro trio do Bumbá Garantido, foi comandado pelo rei David Assayag e pelo amo do boi, João Paulo Faria. Os itens oficiais vieram no chão, junto com a Batucada, Vaqueirada, Comando Garantido e Garantido Show, mostrando toda a essência de brincar de boi com o seu povo.

A sinhazinha Valentina Coimbra, a porta-estandarte Livia Christina, a rainha do Folclore Edilene Tavares e o pajé substituto Raony Silva, levantaram o público da arquibancada que assistia à apresentação. A tradição com a tirada de versos de desafio de João Paulo para o amo do boi caprichoso.

No segundo trio, o apresentador Israel Paulain conduziu a multidão, que em uma só voz cantou a toada Isa A Bella, da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, que está no Big Brother Brasil e venceu mais um paredão. Acostumado a comandar a multidão vermelha e branca no bumbódromo, Israel manteve a empolgação do povão encarnado. Fechando a noite do Carnaboi, com o arrastão, foi a vez do levantador Sebastião Júnior.

O presidente Fred Góes acompanhou o time vermelho e também atravessou a Avenida brincando e cantando no meio da galera. Segundo Fred, a participação do Garantido no Carnaboi 2024, mostra o novo momento que o bumbá está criando um clima otimista, sendo reconstruído e voltando a ser o boi digno de 32 títulos no Festival de Parintins.

“Isso aqui sou eu e isso aqui é o Garantido, não tinha como ser diferente. Eu não sou e nunca fui de estar distante do povo, de me isolar e só assistir, eu gosto de compartilhar dos momentos ao lado da galera” destacou o presidente.

Da redação, com informações da assessoria dos bumbás

Fotos do Caprichoso: Pedro Coelho/ Pitter Freitas/ Michel Amazonas/ Yuri Pinheiro (aérea)

Fotos Garantido: Sanler Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo