AMAZONASDESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Idam reforça benefícios da hidroponia para a horticultura amazonense

Utilização da tecnologia resultou na produção média de 1,7 tonelada de alface no estado. Desse total, mais de uma tonelada foi cultivada na capital amazonense, segundo dados de relatório divulgado pelo instituto

Aumento significativo na produtividade, maior rapidez no ciclo, além de colheitas frequentes e escaláveis, estão entre os benefícios que o agricultor familiar tem ao aderir a hidroponia, seja a céu aberto ou protegida (formato estufa). O uso da tecnologia tem sido fortalecido no estado, por meio das unidades locais (UnLocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), principalmente aos agricultores que planejam iniciar na horticultura.

O resultado da utilização hidroponia tem refletido, por exemplo, na produção de alface hidropônica no estado, cuja produção média anual é de 1,7 tonelada. Desse total, 1,1 tonelada da hortaliça é cultivada na capital amazonense, segundo dados de relatório divulgado pelo Idam.

A utilização do sistema, além de favorecer a produção de alface hidropônico, também tem sido aplicada no cultivo de rúcula, coentro, cebolinha, hortelã, manjericão, jambu e alguns outros produtos regionais, segundo o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

“O Idam tem incentivado a hidroponia, por meio de assistência técnica aos produtores rurais. Orientações sobre o sistema podem ser obtidas nas nossas 75 UnLocs e postos avançados pelo estado, assim como também realizamos cursos e visitas técnicas às propriedades, onde profissionais avaliam a viabilidade da instalação do processo”, pontuou Alvino.

Vantagens e funcionamento

Benefícios econômicos e maior rendimento aos produtores. Esses são alguns dos benefícios que a hidroponia proporciona ao produtor rural, conforme explica o gerente da UnLoc do Idam / Zona Leste de Manaus, Ozenildo Oliveira.

“Entre os benefícios, destacamos o econômico, que é o fluxo constante de renda, a facilidade de manejo e controle de pragas, a redução no uso de defensivos agrícolas e, claro, a preservação de recursos naturais são alguns dos principais benefícios. Sem falar na economia de água, que dependendo do caso, pode chegar a até 90% menos que o cultivo tradicional”, pontuou.

Sobre o funcionamento do sistema, o gerente também detalhou que, na prática, as raízes hidropônicas recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura na região. A metodologia apresenta resultados expressivos, tanto no potencial produtivo, quanto de rendimentos para os agricultores familiares.

“A dica é que se utilize materiais reciclados para reduzir custos. É preciso também que o agricultor busque orientações de profissionais experientes em hidroponia e adapte o sistema às suas necessidades e condições. E com o tempo, aí sim pensar e aumentar seu cultivo hidropônico”, informou Oliveira.

Fotos: Antonio Barros e Divulgação/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo