AMAZONASDESTAQUE

Parintins sedia 5º Encontro de Valorização dos Povos Indígenas

Evento será realizado no período de 15 a 20 de abril de 2024, no Ifam-Parintins, durante a Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi)

Ampliar a reflexão sobre a importância de afirmar-se enquanto indígena e o reconhecimento dos direitos dos povos tradicionais são os objetivos principais do “5º Encontro de Valorização dos Povos Indígenas: Luta pelos Direitos Indígenas em Parintins”, (distante 369 quilômetros de Manaus). O evento é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

O Encontro será realizado no período de 15 a 20 de abril de 2024, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-Parintins), durante a Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi).

O público esperado, são discentes, lideranças indígenas e pesquisadores de diversas instituições do estado do Amazonas e comunidade em geral. Para mais detalhes sobre inscrições e modelos de banners, acesse o link: https://www.even3.com.br/povos-indigenas-444309/

Segundo a coordenadora da atividade científica, doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia e professora no Ifam-Parintins, Christiane Pereira Rodrigues, o apoio da Fapeam   ao evento permite a aproximação da comunidade com as instituições, trazendo impactos   sociais, ambientais e políticos.

“A contribuição da Fapeam fortalecerá   ainda mais o reconhecimento e a valorização dos direitos indígenas no território Amazônico”, acrescenta.

Entre os impactos esperados pela ação, Christiane destaca a ampliação da participação de indígenas nos espaços acadêmicos, a sensibilização da comunidade parintinense, sobre a importância de afirma-se enquanto indígena, o reconhecimento de direitos, e a ampliação da divulgação cientifica dos trabalhos com a temática sobre a realidade dos povos indígenas na Amazônia.

Durante o evento ocorrerá mesa-redonda com o objetivo de promover a valorização dos povos indígenas, oficinas que oportunizam o diálogo entre a comunidade indígena residente na área urbana de Parintins e acadêmicos do Ifam, além de oficinas de artesanato com biojóias, de grafismo indígena e diálogos com a linguagem Saterê Mawé, apresentações culturais de estudantes da Escola Estadual Irmã Sá, Escola Estadual São José Operário, Escola Municipal Charles Garcia e do Ifam, e outras atividades.

“Estamos abertos a trabalhos de alunos do Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduados. E o melhor de tudo: as inscrições são gratuitas e a impressão dos banners será custeada pelo evento”, afirma a coordenadora.

Fotos: Acervo da coordenadora do evento, Christiane Pereira Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo