MANAUSMEIO AMBIENTE

Com chegada do rigoroso inverno amazônico, prefeitura investe na recuperação de áreas atingidas por erosão

Vinte e sete já foram recuperadas e mais 15 áreas atingidas por voçorocas serão beneficiadas até o final do ano. Esse trabalho impacta diretamente na vida da população mais humilde de Manaus

Segunda maior capital brasileira em extensão, historicamente a cidade de Manaus enfrenta um grande problema em relação ao crescimento desordenado de sua área urbana. Com a chegada do rigoroso inverno amazônico, algumas áreas da cidade sofrem com o avanço de erosões devido a moradias construídas em áreas de barranco. Na busca para resolver esse problema, a Prefeitura de Manaus já realizou a contenção de 27 erosões nos últimos três anos e meio.

O prefeito David Almeida destaca que o trabalho realizado pela atual gestão municipal no combate ao problema e ainda ressaltou que até o final da gestão, mais 15 obras serão iniciadas em áreas de riscos.

“Um dos grandes problemas que enfrentamos na nossa gestão foram as grandes erosões. No total, por meio da Seminf, já recuperamos 27 áreas e temos a previsão de iniciar a recuperação de mais 15 voçorocas até o final do ano. Esse é um trabalho muito importante, visto que impacta diretamente na vida da população mais humilde da nossa cidade. Assim, temos o cuidado de identificar os locais com maiores riscos e já iniciar a recuperação”, afirma.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a prefeitura trabalha de forma contínua em obras emergenciais para conter grandes erosões que levam riscos à vida de moradores em vários bairros da capital, chegando à marca de 32 grandes intervenções a erosões, 27 concluídas e 5 em andamento.

As áreas mais atingidas pelas erosões são as zonas Norte e Leste. Só nesses locais, a prefeitura já concluiu 19 obras.

Para amenizar o problema, David Almeida informou que a prefeitura está investindo em áreas habitacionais planejadas, como o bairro Nova Manaus, que será construído pela Prefeitura de Manaus no Parque das Tribos, no Tarumã, zona Oeste.

“Manaus é uma capital que cresceu de forma desordenada. Para resolvermos esse problema, estamos investindo em moradias para retirar essa população que mora em áreas de risco e levá-las para espaços dignos e planejados. Um desses espaços é o bairro planejado que será construído no Parque das Tribos. Fora esse, teremos outros espaços construídos pela prefeitura, para beneficiar a população que mais precisa na cidade de Manaus”, destaca o prefeito.

 Fotos – Arquivo / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo