Jogos Estudantis Indígenas celebram a integração entre os povos originários do Amazonas
Competição, que está sendo disputada na Aldeia Pajurá Maniquara, em Manacapuru, busca a integração entre os povos indígenas por meio do esporte
Os IV Jogos Estudantis Indígenas estão sendo disputado na Aldeia Pajurá Maniquara, situada em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). A competição, que reúne crianças e jovens indígenas de diversas aldeias, tem uma programação diversificada que inclui 13 modalidades esportivas e culturais, que termina nesta sexta-feira (16/08).
Participam dos jogos crianças de 4 a 11 anos, do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental, representando um total de nove aldeias. Entre as modalidades esportivas e culturais estão o arremesso de lança, corrida de 50 metros, dança e canto tradicional, e a gincana de figuras e respostas na linguagem indígena.
A competição é apoiada pelo governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam).
“O gGoverno do Amazonas, via Fepiam, incentiva nossos jovens indígenas para que possam demonstrar seu talento e orgulho de suas raízes com o esporte”, destaca o presidente da fundação, Nilton Makaxi.
As modalidades previstas para os jogos buscam valorizar tanto habilidades tradicionais quanto atividades esportivas. Entre elas, estão o arco e flecha, zarabatana, arremesso de ouriço, e as corridas com tira e saci.
Também há competições de futebol e uma prova de cabo de força. A programação inclui ainda um desfile de casais indígenas e um mergulho, destacando a riqueza cultural e a diversidade das práticas tradicionais.
Fotos: Divulgação/Fepiam