NOTÍCIAS COORPORATIVAS

Empresa manauara investe R$ 3 milhões em transição energética

Grupo Tapajós amplia geração de energia limpa com foco em práticas sustentáveis e economia nas operações

Em um cenário de crescente demanda por práticas empresariais sustentáveis, o Grupo Tapajós, com sede em Manaus, intensificou seus investimentos na transição para energia limpa. Desde 2022, a companhia já destinou mais de R$ 3 milhões para implementar soluções energéticas renováveis em suas unidades. Esse movimento reforça o compromisso da empresa com políticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), em um momento em que 80% dos brasileiros esperam que as empresas se envolvam em causas ambientais, de acordo com pesquisa da Mind Miners, encomendada pelo Google em 2023.

O Grupo Tapajós conta atualmente com cinco usinas de energia solar. Em 25 meses, essas usinas geraram 6.573,510 MWh. Para efeito de comparação, o consumo médio anual de energia residencial no Amazonas em 2022 foi de 478 kWh por pessoa. Com isso, a produção de energia do Grupo seria suficiente para abastecer 13.755 residências com um morador por um ano. O dado é do Anuário Estatístico de Energia Elétrica.

A transição energética é fundamental para combater as mudanças climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A adoção de fontes renováveis, como a energia solar, permite a diminuição na emissão de gases poluentes. Até o momento, a iniciativa do Grupo Tapajós já evitou a emissão de aproximadamente 3.384,60 toneladas de dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa.

“Iniciamos essa produção em julho de 2022, motivados pela visão de sustentabilidade da empresa e pela busca por economia, considerando o grande número de lojas das três redes de drogarias do Grupo”, afirma Rômulo Carvalho, analista de geração e distribuição de energia solar do Grupo Tapajós.

Das usinas que geram energia para o Grupo, quatro são alugadas e uma é própria. As unidades locadas possuem 3.970 painéis solares, enquanto a usina independente, instalada em uma loja exclusiva para compras via call center, possui 168 painéis.

Novos Projetos

As ações fazem parte de um esforço maior do Grupo Tapajós para integrar a sustentabilidade ao seu modelo de negócios, alinhando-se às expectativas de consumidores e parceiros. Carvalho destaca que o investimento foi um sucesso, com previsão de retorno financeiro em dois anos. “Já observamos uma redução nos custos com energia, especialmente no verão amazônico, quando a produção das placas é intensificada.”

A empresa também planeja expandir seus projetos de energia limpa. Um estudo está em andamento para a construção de uma nova usina solar na sede do grupo, que contará com 1.942 painéis e será a segunda maior do Grupo.

Segundo Carvalho, os desafios no início da transição incluíram obstáculos regulatórios e adaptações às normas locais, mas os resultados obtidos comprovam que o esforço vale a pena. “A transição para energias renováveis, como a solar, é cada vez mais vista como crucial para empresas que buscam não apenas alinhamento com as políticas de ESG, mas também uma redução significativa nos custos operacionais a longo prazo.”

Com um dos maiores centros de distribuição do Norte e 120 lojas das bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, o Grupo Tapajós exemplifica como as empresas podem contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que fortalecem sua competitividade no mercado.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo