CULTURA

Cine Beiradão leva cinema e cultura às comunidades ribeirinhas de Manaus

Projeto exibe filmes nortistas na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, proporcionando entretenimento gratuito e reflexão social

O projeto Cine Beiradão levará a magia do cinema para a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, neste sábado (31/08), a partir das 18h. Com sessões de curtas e longas-metragens da região norte, a iniciativa oferece uma opção de lazer gratuita e culturalmente enriquecedora para os moradores da zona rural de Manaus, com foco na expansão cultural e no acesso à sétima arte.

Idealizado pela cineasta Ana Lígia Pimentel e pelo produtor e guia de turismo Lucas Passos, o Cine Beiradão contemplou quatro comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Pimentel explica que o projeto surgiu do desejo de mostrar aos moradores suas próprias rotinas, registradas em filmagens ao longo dos anos.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital executado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Cine Beiradão é uma evolução do antigo Cine Selva de 2021, que funcionou por seis meses na Comunidade do Livramento. “Desde 2006, eu gravava e fotografava a rotina de muitos moradores da Reserva do Tupé e quis que eles assistissem. Nessa nova edição, estamos expandindo o projeto, incluindo novas obras e mais comunidades”, conta a cineasta.

Para Pimentel, facilitar o acesso ao cinema nas comunidades ribeirinhas é uma forma de fomentar um olhar mais crítico sobre a sociedade e estimular a imaginação dos espectadores. “Quando assistimos aos filmes que nos proporcionam expansão de consciência, novos aprendizados e narrativas ricas, estamos formando uma sociedade melhor, mais sensível e esclarecida. Além do poder da arte em fazer você sonhar e imaginar”, destaca.

Durante o evento, cestas básicas e brindes serão sorteados entre o público presente, que também poderá desfrutar de pipoca, água e refrigerante gratuitamente. Além da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, o Cine Beiradão também foi levado às comunidades do Livramento, Agrovila e Julião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo