DESTAQUEELEIÇÕES 2024

Horário de votação nas eleições municipais de 2024, na maior parte do Amazonas será das 7h às 16h

Apenas Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, São Paulo de Olivença e Tabatinga começarão a votar mais cedo, devido ao seu fuso específico

A maior parte dos municípios do Amazonas seguirá o horário das 7h às 16h para as eleições municipais de 2024, conforme a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Esse horário unificado ajusta-se ao fuso horário oficial de Brasília, que será seguido em todo o país. No entanto, 11 municípios do sudoeste do estado, que possuem um fuso horário diferente, terão o início da votação às 6h, encerrando às 15h, para alinhar os horários de apuração dos votos em todo o Brasil.

Municípios com horário diferenciado os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, São Paulo de Olivença e Tabatinga começarão a votar mais cedo, devido ao seu fuso específico.

Documentação necessária

Os eleitores podem comparecer às suas respectivas seções eleitorais com qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou até mesmo a CNH. O título de eleitor não é obrigatório, mas é fundamental que o eleitor saiba sua zona e seção de votação, informações que podem ser conferidas no aplicativo e-Título.

O que é proibido

É proibido o uso de celulares dentro da cabine de votação, para garantir a confidencialidade do voto. Também está proibido o porte de armas a 100 metros das zonas eleitorais 48 horas antes do pleito e 24 horas após o encerramento, exceto para membros das forças de segurança em serviço.

Divulgação dos resultados

O processo de apuração deve iniciar logo após o fechamento das urnas, e a previsão é que os resultados comecem a ser divulgados no início da noite. O tempo de apuração pode variar de acordo com o número de votos e a complexidade da logística de transporte das urnas nas áreas mais remotas do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo