TCE-AM reforça fiscalização e transparência na 1ª Oficina de Transformação Digital na Saúde
Evento discute modernização dos serviços públicos e aprimoramento da gestão na saúde
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou presença na 1ª Oficina de Transformação Digital na Saúde, promovida pelo Governo do Amazonas, para debater os desafios e avanços na modernização da gestão pública no setor. O evento, realizado nesta quarta-feira (29/1) no auditório da Corte de Contas, reuniu gestores, especialistas e representantes de diversas instituições.
Durante a programação, o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas) do TCE-AM, Luciano Simões, ministrou uma palestra sobre auditoria e transparência na gestão da saúde pública, destacando o papel do Tribunal no monitoramento das contas e na fiscalização de secretarias e unidades de atendimento estaduais e municipais.
Aquisição e estocagem de medicamentos
Um dos principais pontos abordados pelo auditor foi a gestão, aquisição e estocagem de medicamentos e insumos hospitalares. Ele alertou sobre a necessidade de maior transparência por parte dos municípios e do Estado no controle desses recursos, reforçando que o TCE-AM já emitiu um alerta no início deste ano exigindo a divulgação detalhada dos estoques.
“A falta de transparência pode comprometer o fornecimento de medicamentos essenciais e impactar diretamente a população. O Tribunal segue atento e cobrará informações detalhadas sobre a real situação dos estoques em todo o estado”, ressaltou Luciano Simões.
Fiscalização contínua na saúde
Outro ponto de destaque foi o Blitz TCE, programa idealizado pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que realiza fiscalizações pontuais em áreas estratégicas da administração pública. Segundo Luciano, as inspeções já trouxeram informações relevantes sobre a gestão da saúde, como ocorreu na última ação realizada na Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).
“Coletamos muitas informações na última ação na SES-AM e seguimos analisando os dados. No primeiro semestre deste ano, realizaremos uma nova blitz para aprofundar essa fiscalização e garantir que os recursos da saúde sejam utilizados corretamente”, afirmou o auditor.
Novas instalações
Após o evento, o representante do TCE-AM visitou as novas instalações do laboratório do Hospital Delphina Aziz, unidade referência no estado, onde avaliou os equipamentos de última geração disponíveis no hospital.
“O Delphina Aziz se destaca pela estrutura diferenciada e tecnologia de ponta. Espero que esse modelo de atendimento e modernização se expanda para outras unidades de saúde, beneficiando cada vez mais a população”, concluiu Luciano Simões.
A 1ª Oficina de Transformação Digital na Saúde continua até sexta-feira (31), reunindo estudantes, professores, médicos, representantes do Ministério da Saúde (MS), secretários municipais, gestores da SES-AM, membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), pesquisadores e demais profissionais do setor.
O evento se apresenta como uma oportunidade para troca de experiências e propostas de inovação, visando melhorar os serviços oferecidos à população e fortalecer a transparência e eficiência na gestão da saúde pública no Amazonas.
Foto: Filipe Jazz