Sem categoria

Aumento de casos de dengue em Manaus acende alerta para arboviroses

Município confirma novos registros da doença e reforça ações de prevenção contra mosquitos transmissores

A Prefeitura de Manaus divulgou nesta segunda-feira (10/3) a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, apresentando dados atualizados sobre dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital. O levantamento, referente à semana epidemiológica 10 (2 a 8 de março), confirma quatro novos casos de dengue no município. Nenhuma ocorrência de zika, chikungunya, oropouche ou mayaro foi registrada no período.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça que a vigilância contínua e a participação da população são fundamentais no combate às arboviroses. “A melhor forma de evitar a proliferação dessas doenças é eliminando os criadouros do Aedes aegypti e de outros mosquitos transmissores. Pequenas ações preventivas fazem toda a diferença para reduzir os casos”, destaca.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desde o início do ano, Manaus já registrou 879 notificações de dengue, com 312 casos confirmados. Foram notificados ainda 68 casos de chikungunya, sendo 13 confirmados. O zika vírus teve 16 notificações no período, sem confirmações recentes. Quanto às arboviroses oropouche e mayaro, não houve novos registros na última semana, mas cinco casos de febre de Mayaro foram confirmados laboratorialmente desde janeiro.

Além do monitoramento epidemiológico, a Semsa realiza ações de educação em saúde para conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Entre as estratégias recomendadas, está o ‘Check List 10 Minutos’, que consiste em uma inspeção semanal em residências para eliminar focos de água parada, principal criadouro do Aedes aegypti.

O Informe Epidemiológico da Semsa é baseado em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde. As edições do informe municipal estão disponíveis para consulta em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica.

Fotos: Divulgação/Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo