Programa ‘Casa Manauara’ transforma vidas com reformas habitacionais em Manaus
Prefeito David Almeida entrega mais 15 moradias na comunidade Rio Piorini e reforça compromisso com a dignidade das famílias de baixa renda
A Prefeitura de Manaus segue avançando com o programa “Casa Manauara”, que tem mudado a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade. Nesta quinta-feira (13/3), o prefeito David Almeida entregou mais 15 moradias reformadas na comunidade Rio Piorini, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da cidade. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), tem como meta reformar 4 mil casas até o fim da gestão, garantindo condições dignas de moradia para a população manauara.
Para os beneficiados, a ação representa mais do que uma reforma — é a garantia de um lar seguro e confortável. Foi o que viveu a dona de casa Marly Pereira Negrão, 67 anos, que agora pode dormir tranquila sem medo de infiltrações e pragas.
“Foi muito bom, muito importante para mim. Eu nem sei quanto tempo levaria para fazer essa reforma sozinha. Só para cobrir a casa com telha, precisei fazer um empréstimo de R$ 7 mil, que vou pagar até os 70 anos. Imagine se eu tivesse que arcar com tudo isso? Agora minha casa está renovada, sem o forro horrível que eu tinha antes, e até os ratos que entravam aqui sumiram. Isso me dá esperança de dias melhores”, disse emocionada.

Compromisso com a habitação
Ao entregar as novas unidades habitacionais reformadas, o prefeito David Almeida destacou o impacto do programa na vida dos moradores e reafirmou o compromisso de sua gestão em garantir moradias mais seguras.
“Já passamos de 300 residências recuperadas e entregues. O ‘Casa Manauara’ tem a meta de reformar mil casas por ano, totalizando 4 mil até o final do nosso segundo mandato. Esse programa resgata a dignidade das pessoas e eleva a autoestima da população manauara. Vamos continuar avançando nas áreas onde a prefeitura está promovendo a regularização fundiária”, afirmou Almeida.
O programa não apenas reforma as casas, mas também dá suporte para que famílias que vivem em áreas irregulares tenham segurança jurídica sobre suas moradias.
O secretário da Semhaf, Jesus Alves, explicou que as casas contempladas são selecionadas com base em critérios técnicos, levando em consideração o nível de precariedade da estrutura.
“Nosso serviço social avalia as unidades mais necessitadas para receberem as reformas. Além disso, enviamos à Câmara um projeto de lei para ampliar em 5% o orçamento destinado às famílias com pessoas com deficiência”, destacou Alves.

Impacto do ‘Casa Manauara’
Desde sua criação, o programa já reformou e entregou moradias em diversos bairros da cidade, incluindo Zumbi dos Palmares, São José, Comunidade União, e Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste; Novo Israel e Monte das Oliveiras, na zona Norte e, Redenção, Alvorada, na zona Centro-Oeste.
As reformas incluem troca de telhado, forro, parte elétrica, reboco, pintura, revestimentos e construção de banheiros, dependendo das necessidades de cada residência.
Transformando vidas e construindo o futuro
Mais do que uma ação de infraestrutura, o “Casa Manauara” representa dignidade e transformação social para centenas de famílias que, antes, viviam em condições precárias. Com essa nova entrega, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso em reduzir o déficit habitacional e proporcionar um lar seguro e confortável para quem mais precisa.
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom