DESTAQUEINDÚSTRIA

Fabricantes de Manaus produzem 54 mil bicicletas no primeiro bimestre

Produção segue estável em relação a 2024, com destaque para crescimento das bicicletas elétricas

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou 54.041 unidades nos dois primeiros meses de 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume é praticamente o mesmo registrado no mesmo período do ano passado, demonstrando estabilidade na fabricação.

Em fevereiro, foram produzidas 30.569 bicicletas, um aumento de 5,9% na comparação com o mesmo mês de 2024 e de 30,2% em relação a janeiro deste ano. O desempenho da indústria segue dentro das expectativas da Abraciclo, que projeta a fabricação de 320 mil unidades até o final de 2025.

As bicicletas elétricas continuam registrando um crescimento acelerado na produção. No primeiro bimestre, foram fabricadas 4.584 unidades, um aumento de 72,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A categoria representa 8,5% do volume total produzido, enquanto no ano passado esse índice era de 4,9%.

Para o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha, o crescimento das bicicletas elétricas reflete uma tendência global de mobilidade urbana sustentável.

“Os brasileiros seguem uma tendência mundial de optar por produtos em sintonia com o meio ambiente, além de garantir um estilo de vida mais saudável. A bicicleta elétrica se destaca como alternativa viável para deslocamentos intermediários dentro dos centros urbanos”, afirmou.

Mountain Bike lidera produção

A categoria Mountain Bike (MTB) liderou a produção no primeiro bimestre, com 31.883 unidades, o que representa 59% do total fabricado. Em seguida, aparecem os modelos Urbana/Lazer (15%) e Infantojuvenil (13,5%).

A fabricação de bicicletas elétricas registrou o maior crescimento percentual, com alta de 138,6% em relação a fevereiro de 2024 e 79,2% em relação a janeiro de 2025. O segmento de bicicletas de estrada também teve um aumento expressivo, subindo 155,8% na comparação anual.

Distribuição por região

A maior parte das bicicletas fabricadas no PIM foi destinada ao Sudeste, que recebeu 55,7% do total produzido. Na sequência, as regiões que mais receberam unidades foram:

Nordeste – 14,5%

Sul – 13,8%

Centro-Oeste – 10,8%

Norte – 5,2%

No ranking mensal de fevereiro, o Sudeste manteve a liderança, com 17.375 unidades, representando 56,8% da produção. A região Sul ficou em segundo lugar, com 13,5% do volume fabricado, seguida pelo Nordeste (13,3%), Centro-Oeste (10,3%) e Norte (6,1%).

Com os números do primeiro bimestre, a indústria de bicicletas no Polo Industrial de Manaus segue consolidada, acompanhando tendências de crescimento em nichos específicos, como as bicicletas elétricas, e mantendo a produção estável para atender à demanda nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo