Novo complexo viário transforma mobilidade e devolve espaço urbano à população
Com 100% de recursos próprios, Prefeitura de Manaus entrega no dia 16 de junho, o Rei Pelé, maior obra viária da história recente da zona Leste
A cidade de Manaus está prestes a ganhar um novo marco em sua mobilidade urbana. No próximo dia 16 de junho, a Prefeitura entrega o complexo viário Rei Pelé, na zona Leste da capital, com 100% dos recursos oriundos do tesouro municipal. A obra, que já atingiu 98% de execução, foi confirmada nesta segunda-feira (2/6) pelo prefeito David Almeida, durante visita técnica com a imprensa ao canteiro.
Erguido no entorno da rotatória do Produtor, o complexo Rei Pelé integra túnel subterrâneo, pista de superfície e elevado, criando um sistema viário multinível capaz de destravar o histórico gargalo da Autaz Mirim com as avenidas adjacentes. Mais que uma obra de infraestrutura, o espaço também será um novo polo de convivência, com pista de caminhada, playground, quadras esportivas, área de lutas e uma pista de skate coberta.

“Estamos mudando a paisagem urbana e a rotina de milhares de pessoas. Com essa entrega, oferecemos não só fluidez ao trânsito, mas também dignidade e lazer para os moradores da zona Leste”, destacou o prefeito. Ao lado do vice-prefeito e titular da Seminf, Renato Júnior, David reforçou o compromisso com a transparência e a gestão responsável dos investimentos.
Inicialmente orçada em R$ 81 milhões, a obra chegou a contar com um convênio com o Governo do Estado, que repassou apenas R$ 30 milhões em janeiro de 2023. Diante da suspensão do cronograma estadual, a prefeitura decidiu distratar o convênio e bancar integralmente os custos com recursos próprios. “É o dinheiro do povo de Manaus sendo aplicado com responsabilidade. A obra não podia parar”, disse o prefeito.

Além do impacto direto na mobilidade, o Rei Pelé simboliza o compromisso da gestão com o reequilíbrio territorial da cidade. A zona Leste, historicamente negligenciada, recebe agora investimentos estratégicos também nas áreas de saúde, segurança, urbanismo e assistência social. Entre eles, o Parque Temático Gigantes da Floresta, unidades do Prato do Povo e novas unidades básicas de saúde.
No dia 16, Manaus inaugura não apenas uma solução viária, mas um novo tempo de protagonismo para áreas que por muito tempo estiveram à margem do desenvolvimento. Uma cidade que cresce com planejamento, presença e escuta das suas necessidades mais urgentes.
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e João Viana / Semcom