Manaus celebra Semana do Refugiado com ações de inclusão e fortalecimento social
Programação promovida pelo Instituto Hermanitos reforça a importância da acolhida, da diversidade e da geração de oportunidades para migrantes e refugiados na Amazônia
Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no próximo dia 20 de junho, o Instituto Hermanitos deu início, nesta segunda-feira (16/06), à Semana do Refugiado em Manaus, uma programação dedicada à visibilidade, à valorização e à inclusão social de migrantes e refugiados na capital amazonense.
A abertura oficial aconteceu às 16h, no hotel Holiday Inn Manaus, com uma cerimônia de reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pelo Hermanitos. O evento conta com a doação simbólica de US$ 1 mil, que será destinada ao fortalecimento das ações humanitárias da organização. O cardápio da solenidade tem um sabor especial: será elaborado em parceria com mães solo venezuelanas, integrantes do projeto “Mujeres Fuertes”, junto ao chef do hotel.
A programação segue nesta terça-feira (17/06), das 8h30 às 12h30, com o lançamento do Hub Amazonas – Fórum Empresa com Refugiados, no auditório da SUFRAMA, no Distrito Industrial. A iniciativa, desenvolvida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e gerida pelo Hermanitos, visa fortalecer a conexão entre empresas e a inclusão de refugiados no mercado de trabalho da Região Norte.
“O Hub é uma plataforma que articula empresas em prol da diversidade, da empregabilidade e da construção de um ambiente mais inclusivo e justo”, explica Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos. “Queremos que a Semana do Refugiado seja um espaço de diálogo e conexão, mostrando que essas pessoas não são apenas sobreviventes, mas protagonistas de novas histórias.”
No mesmo dia, às 16h, a sede do Instituto Hermanitos recebe uma roda de conversa com o representante da ACNUR no Brasil, Davide Torzilli, além de jovens atendidos pelo projeto “Jovens em Ação”, que oferece capacitação e apoio psicossocial.

Preparação para o mercado de trabalho
O encerramento da programação acontece na sexta-feira (21/06), a partir das 9h, com a ação “Vestir para Vencer”, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11). A atividade inclui palestras sobre direitos trabalhistas, etiqueta profissional e orientações para entrevistas de emprego, com foco na preparação de migrantes e refugiados para o mercado de trabalho.
Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Instituto (@hermanitos.org.br), que também disponibiliza informações sobre como participar ou apoiar as ações.
Sobre o Instituto Hermanitos
O Instituto Hermanitos atua no Amazonas e em Roraima com ações voltadas para a promoção da dignidade, acolhimento e geração de oportunidades para pessoas refugiadas e migrantes. Por meio de programas de empregabilidade, formação empreendedora, apoio psicossocial e valorização cultural, a organização contribui para a integração social e econômica dessas populações na Amazônia.
Mais informações no site: www.hermanitos.org.br