Arte em Movimento: Projeto “Arte no Busão” leva obras de 10 artistas às ruas de Manaus
Iniciativa transforma ônibus da capital amazonense em galeria itinerante a partir de agosto de 2025, democratizando o acesso à arte e refletindo a diversidade cultural do estado.
Manaus se prepara para viver a arte de um jeito diferente a partir de agosto de 2025. O projeto Arte no Busão divulgou os 10 artistas selecionados para a sua primeira edição, que promete transformar o transporte coletivo da capital em uma grande galeria sobre rodas, levando cultura, cor e identidade ao cotidiano de mais de 500 mil pessoas que utilizam os ônibus diariamente.
Foram escolhidos os artistas Dayane Cruz, Dani Maresia, Raquel Teixeira, Wira Tini, Juan Carvalho, Denis LDO, Gabi Mescarello, Arquimago, Margem do Rio e Turenko. Os nomes representam uma diversidade de territórios e expressões artísticas do Amazonas, com participantes de Manaus e Parintins, de diferentes gerações, gêneros, raças e vivências LGBTQIAPN+.

As obras abordarão temas ligados à identidade amazonense, à vida urbana, às memórias e ao imaginário popular. A proposta é criar uma experiência sensível e acessível para quem circula pela cidade, tornando o ônibus um espaço de encontro com a arte e consigo mesmo.
“As obras vão dialogar intimamente com quem circula pela cidade. São diversas vivências amazonenses, dialogando com todas as idades, em uma multidão de cores e cenários. A exposição carrega um diálogo diverso que será ampliado também nas redes, com conteúdos com artistas selecionados e comunicadores do Amazonas”, destaca a curadora do projeto, Sarah Campelo.

O Arte no Busão é viabilizado por meio do Edital PNAB da Concultura e está em busca de novos parceiros que desejem apoiar e ampliar o impacto da iniciativa. Para além dos ônibus, a exposição também contará com desdobramentos digitais, promovendo os artistas e suas trajetórias nas redes sociais e demais plataformas de comunicação.
Mais informações:
📲 Instagram: @artebusao
✉️ artenobusaoam@gmail.com