DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Avenida do Turismo ganha nova vida e mais espaço para a Manaus que se move

Com alargamento, recapeamento e obras de drenagem, Prefeitura transforma uma das vias mais importantes da zona Oeste, melhorando o trânsito e preparando a cidade para o futuro

Manaus está em movimento — e não só no ritmo das pessoas que circulam, mas no asfalto que se transforma para acompanhar o crescimento da cidade. A avenida do Turismo, um dos principais corredores viários da zona Oeste, está passando por uma requalificação completa, que vai muito além do recapeamento: ela está sendo redesenhada para o presente e o futuro da capital da Amazônia.

As obras realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avançam com força total. Durante o dia, as equipes trabalham na demolição e reconstrução do canteiro central, preparando o alargamento da via em mais um metro de largura. À noite, para evitar grandes impactos no trânsito, entra em cena o recapeamento asfáltico — ação estratégica que respeita o fluxo urbano e garante mais agilidade à obra.

Mais espaço, mais segurança, mais fluidez. Esse é o tripé da intervenção que se estende do trecho entre a avenida Santos Dumont e a primeira rotatória da Ponta Negra. A avenida, que recebe cerca de 4,5 mil veículos por hora, incluindo ônibus do transporte coletivo, agora está sendo preparada para comportar essa demanda com mais conforto e eficiência.

“A gente está olhando pra Manaus com o cuidado que ela merece. Essa obra é fruto de uma emenda do senador Eduardo Braga, mas também de muito trabalho do prefeito David Almeida e da nossa equipe técnica. A avenida do Turismo vai deixar de ser gargalo e virar exemplo de mobilidade urbana”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Mas a transformação não para no asfalto. A requalificação da avenida do Turismo também contempla a manutenção e adaptação da drenagem profunda, garantindo melhor escoamento da água da chuva e combatendo pontos críticos de alagamento — um problema histórico em vários trechos da capital.

Com cerca de seis quilômetros de extensão, a avenida do Turismo é muito mais que um caminho: é um elo entre bairros, entre pessoas e entre experiências da cidade. Sua revitalização valoriza o comércio local, dá dignidade aos motoristas e motociclistas que circulam diariamente e devolve à cidade um espaço urbano mais inteligente, seguro e eficiente.

Manaus não para, e as suas vias também não. Com obras que pensam na mobilidade e na qualidade de vida, a prefeitura reafirma o compromisso de cuidar da cidade como quem constrói o próprio futuro — metro a metro, faixa a faixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo