INDÚSTRIA

Publicação do PPB de Luminária LED abre caminho para novo segmento na Zona Franca de Manaus

Um novo segmento industrial poderá se formar em breve na Zona Franca de Manaus (ZFM) graças à publicação, na última segunda-feira (3), no Diário Oficial da União, da Portaria Interministerial nº 4, de 30 de janeiro de 2020, que estabelece o Processo Produtivo Básico (PPB) de Luminária LED.

Antigo anseio da classe empresarial da região, a fabricação deste produto traz consigo a expectativa de gerar, futuramente, milhares de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 50 milhões em investimentos nacionais e internacionais no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O PPB de Luminária LED estava há mais de doze anos sem solução no âmbito do GT-PPB – Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPB). O seu andamento foi possível graças ao restabelecimento do Grupo Decisório (GD) do GT-PPB, em julho de 2019, como parte das medidas anunciadas pelo governo federal para de desburocratizar e dar agilidade no andamento dos processos de interesse da ZFM.

Ele é composto pelo superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, e por secretários dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e encarregada de fazer a discussão definitiva das propostas ainda sem consenso.

Ao comentar a divulgação do PPB para produção de luminárias LED no Polo Industrial de Manaus, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, lembrou que o produto tem aplicações diversas no mercado, sendo uma das principais a iluminação pública, que tem apresentado demanda em expansão devido às recentes políticas públicas direcionadas à redução do consumo de energia elétrica. “É um novo segmento a se instalar na ZFM que utiliza tecnologia de última geração, contribui com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, amplia a geração de emprego e renda na região”, afirmou.

Alfredo Menezes fez questão de elogiar a decisão do governo federal de reativar o Grupo Decisório do GT-PPB. “Essa é mais uma prova de que a Suframa desfruta atualmente de prestígio junto ao governo e está resgatando seu protagonismo na defesa dos interesses da região. Mostra que temos vez e voz em discussões estratégicas do governo federal”, enfatizou.

Pular para o conteúdo