REGIÃO AMAZÔNICA

Decoração sustentável com reaproveitamento de material muda visual e renova ânimo na casa

Educadora ambiental do Tocantins combina reaproveitamento de material com técnicas de decoração sustentável e oferece um novo ânimo aos espaços de sua casa com o novo visual

A casa é o espaço em que as famílias vêm se mantendo por mais tempo, durante esse período de distanciamento social. E ocupar alguns horários com atividades que dão prazer vem despertando interesse de muitas pessoas. A técnica de decoração e produção de objetos decorativos com o vidro, por exemplo, é a forma mais rápida e eficiente de diminuir o descarte desse tipo de recipiente na natureza e a aproveitar o tempo livre em casa, defende Sebastião Albuquerque, presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A organização, a produção de peças úteis e um novo visual no lar são formas de renovar o ânimo de espaços compartilhados. Com dicas de educação ambiental essa transformação se torna simples, com um tempo razoável de dedicação e baixo custo.

Casa renovada

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Reis, utilizou a decoração sustentável em sua casa. Ela explica como pode ser realizado todo o processo. “Para a produção de organizadores de gavetas eu usei materiais recicláveis, como caixas de papelão e caixas de sapato que estavam vazias.

O processo é todo muito simples, algumas encapei com o papel de presente e outras eu reforcei com mais papelão para ficar mais resistente, antes de cobrir com a cola e papel decorativo”, detalhou a educadora.

Segundo Maria Alice essa é uma atividade que desperta a criatividade. “Reaproveitei muitos papéis de presente que eu já tinha em casa. Depois cortei as divisórias com os espaços que eram adequados ao tamanho das peças que eu queria separar, fiz o revestimento de cada peça e colei com a cola quente”, conta.

A educadora criou também porta-trecos, com o reaproveitamento de caixas de leite. Ela ensina que é preciso dedicar em média, entre duas a três horas e meia a cada peça, para que cada detalhe e o acabamento fique bem feitinhos. E então, a casa ganha uma decoração exclusiva, com a aplicação da decoupage.

Passo a passo

Maria Alice orienta que para essa atividade é preciso um pincel, um vidro de primer, a tinta PVA branca fosca, o verniz acrílico brilhante e um guardanapo da estampa que você deseja”, pontuou a educadora, ao esclarecer que a decoupage é uma técnica que combina recortes de papel e pintura, em superfícies ou objetos.

Separados os materiais, o passo a passo é simples. Primeiro passa uma demão de primer na superfície que vai ser realizada a decoupage e deixa secar; depois passa uma camada da tinta branca e aguarde secar; em seguida escolha o guardanapo ou papel de decoupage e aplique o papel decorado com uma cola branca ou uma cola multicolagem em gel que facilita a aplicação; após a secagem é só aplicar com pincel o verniz brilhante à base de água”, a educadora ambiental contou que começou aplicando em vidros de azeitona, de palmito e depois usou na decoração do banheiro.

De acordo com a educadora, a decoupage é uma técnica bem fácil e ideal para deixar tudo com uma cara nova, sejam móveis, vidros, latas ou objetos plásticos. Além da tesoura, geralmente já temos a maioria desses materiais em casa ou podemos encontrar facilmente em papelarias e lojas de material de artesanato.

O investimento, segundo Maria Alice é de aproximadamente R$ 80 reais com os materiais de papelaria, mas rende muito e pode ser utilizado na produção de outras peças.

Pular para o conteúdo