DESTAQUEEDUCAÇÃO

Professores da rede municipal usam mural digital para compartilhar conhecimento durante isolamento social

Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia.

Em meio ao período de isolamento social e regime de trabalho em home office, em virtude da pandemia da Covid-19, professores da rede de ensino, da Prefeitura de Manaus, viram a oportunidade para buscar novas alternativas de interação com os alunos. É o caso dos profissionais da escola municipal Waldir Garcia, no São Geraldo, zona Centro-Sul, que começaram a utilizar a plataforma Padlet para compartilhar os resultados de suas aulas com estudantes e seus responsáveis.

O Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde é possível inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas. Com a mesma conta podem ser criados vários murais.

A iniciativa de usar a ferramenta para compartilhar o trabalho foi da professora Danielle Coelho, que fez um curso pelo Nova Escola – organização independente e sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Lemann – de um projeto chamado Educação em Rede. “Eu acompanho a Nova Escola há muitos anos e eles lançavam no site a programação semanal. Assisti a quase todas as lives durante esses dois meses. Foi uma série de webinários e lives para divulgar ferramentas tecnológicas grátis, para serem usadas principalmente neste período de pandemia e de aulas remotas”, explica.

Ela conta que depois de fazer o curso, e realizar trabalhos como “O Diário de Anne Frank”, compartilhou o mural com os professores da escola, que tiveram interesse em fazer também com suas turmas.

“Ensinei a fazer e já têm vários fazendo seus murais. Foi uma experiência de compartilhar conhecimento interessante. Tudo o que faço, compartilho. Essa atitude faz parte do meu perfil profissional. E isso contagia. Elas também compartilham comigo, afinal nunca sabemos tudo, sempre temos algo a aprender e a melhorar”, acrescenta Danielle.

Eliane Pinheiro, professora do 1º ano da escola, conta que depois que a professora Danielle ensinou a fazer o mural, os professores orientaram os pais que sempre coloquem os vídeos das crianças no grupo da turma, participando, fazendo as atividades, o que torna o grupo movimentado.
“Como professora do primeiro ano, sempre incentivo a leitura, mando recado para eles, faço chamada de vídeos. Foi muito bacana construir o mural. Depois de pronto, colocamos para os pais nos grupos, e eles comentaram sobre isso. A construção do Padlet foi muito boa e está se estendendo para todas as turmas fazerem os seus”, finaliza.

Pular para o conteúdo