DESTAQUE

Valor Amazônico promove live para tratar sobre a retomada do turismo nas Américas nos pós pandemia

Videoconferência reunirá Oreni Braga, presidente do Instituto de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e Ana Báez, consultora da Organização Mundial do Turismo

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e a sua retomada requer um planejamento coletivo envolvendo os diversos segmentos da sua cadeia produtiva. O Portal Valor Amazônico quer contribuir com esse debate e por isso vai reunir duas especialistas na gestão do turismo nas América para um bate papo virtual nesta segunda-feira (6/7).

A partir das 15h (horário de Manaus), Oreni Braga, ex-presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) com quase duas décadas de experiência no segmento turístico, presidente do Instituto de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IEDAM), participa de um bate papo virtual, com transmissão pelo Facebook (www.facebook.com/valoramazonico), com Ana Báez, mestre em museologia, consultora da Organização Mundial do Turismo, presidente da empresa Turismo e Conservação Consultores e uma das maiores especialistas em ecoturismo no mundo.

Com o tema ‘Perspectivas e desafios do turismo sustentável nas Américas pós-pandemia’, a live que terá duração de aproximadamente uma hora abordará pontos como inovação, gestão de crise e a importância do Ecoturismo em comunidade e Parques Nacionais, diante o cenário caótico que a pandemia desencadeou e como retomar esse turismo de maneira segura e obedecendo as recomendações sanitárias.

De acordo com Oreni Braga, esse momento será decisivo para retomada do turismo nas Américas. “Conhecer as adaptações do turismo sustentável após a pandemia é essencial para passarmos a agir com maior responsabilidade a partir de agora. A crise atual não apenas nos fez reconsiderar nossos padrões de consumo, mas acelerou algumas tendências. Um exemplo disso é que, cada vez mais, viajantes estão se conscientizando a respeito dos danos causados ao meio ambiente durante viagens”.

Conforme dados do Ministério do Turismo, anterior a pandemia, o turismo era responsável por movimentar mais de 50 atividades econômicas, empregar direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros, totalizando 8,1% da economia nacional.

A transmissão da live acontece pelo Facebook do portal Valor Amazônico (https://www.facebook.com/valoramazonico).

Sobre Oreni Braga

Oreni Braga é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Nilton Lins, especialista em Ecoturismo e mestra em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Oreni, atuou por 14 anos como presidente da Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas (AmazonasTur) até outubro de 2017. Atualmente é presidente do Instituto de Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IEDAM). Contribuiu com a implantação do Programa de Ecoturismo da Amazônia Legal – PROECOTUR, na Amazônia do Brasil, participou de Estudos de Projetos para o Desenvolvimento da Amazônia pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e SUDAM, além de ser especialista em Gestão e Planejamento de Parques Nacionais e Design de Ecolodges pela Internacional Ecotourism Society.
Ela também trabalhou como gerente de turismo e analista dos projetos estaduais de Ecoturismo na Amazônia Ocidental, constantes no Programas das Potencialidades Regionais da Suframa, foi professora do curso de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Amazonas no IEL e consultora em gestão e auditoria ambiental.

Sobre Ana Báez

Ana Báez é formada em biologia e mestre em museologia pela LeicesterUniversity UK. Iniciou sua carreira em turismo sustentável no início dos anos 80 como vice-diretora do Museu Nacional da Costa Rica e, nos anos 90, liderou o projeto do primeiro mestrado em Turismo Ecológico do mundo e foi nomeada diretora da Faculdade de Turismo – ULACIT.

Até o momento, ela continua ligada à academia como professora visitante em diferentes universidades internacionais e é facilitadora dos cursos da Academia da Organização Mundial do Turismo – OMT. Em 1994, fundou o Turismo & Conservación Consultores S.A., Empresa pioneira que deixou sua marca em seu trabalho em 38 países e colaborou com empresas como: WWF, PNUD, GEF, AID, BID, JICA, etc., em tópicos diversos quanto a gestão para o desenvolvimento sustentável; boas práticas e certificação; planejamento e gerenciamento de visitantes em áreas protegidas; desenho e avaliação de projetos e produtos de turismo sustentável; e questões de qualidade de vida.

Ana publicou cinco livros e 50 artigos e entrevistas, destacando- se com vários reconhecimentos na Costa Rica, EUA, Cuba e Brasil. Além de atuar como presidente de consultores de turismo e conservação, ela foi a fundadora da Câmara Nacional de Ecoturismo da Costa Rica e destacou-se como membro honorário dela. É membro fundadora da Fundação Pax Natura, membro do Centro Científico Tropical e foi a primeira mulher presidente da mesma entre 2015 e 2017, entre outros.

Sobre o Valor Amazônico

O Portal Valor Amazônico é um canal aberto para a divulgação de notícias sobre o comércio de bens e serviços, turismo, cultura, empreendedorismo, projetos e programas de desenvolvimento tecnológico e investimentos nas áreas de pesquisa, voltadas ao aproveitamento da biodiversidade e às singularidades amazônicas.

Um espaço dedicado à Economia da Amazônia. Acreditamos no valor amazônico como modelo de negócio sustentável, agregador de riqueza para os amazônidas, com oportunidades de negócios em escala mundial, em consonância com os limites do meio ambiente.

Mantém ainda espaço reservado à discussão ambiental, abordando temas relacionados à regulação do clima, oferta natural de água, á manutenção da fertilidade dos solos, trazendo ao conhecimento público projetos e pesquisas voltados à preservação do Meio Ambiente.

“Nossa missão é produzir conteúdo jornalístico de qualidade para dar visibilidade aos valores da Amazônia”, define a idealizadora e diretora de redação do Valor Amazônico, jornalista Dora Tupinambá.

Pular para o conteúdo