COLUNASOreni Braga

EMPRÉSTIMO PARA O TURISMO X BURROCRACIA

por Oreni Braga

Não me conformo com isso!

O Turismo que representa 8% do Produto Interno Bruto do Brasil e emprega cerca de 7 milhões de pessoas no país,  ainda não recebeu o devido respeito das autoridades constituídas e daquelas que representam o Setor junto aos tomadores de decisão.

Há décadas tenho acompanhado o desfecho de inúmeras ofertas de linhas de crédito oferecidas aos empresários do Turismo, mas que no frigir dos  ovos , poucos são contemplados. E depois, os bancos ainda dizem que o dinheiro não foi usado por falta de interesse.

Não é isso não minha gente. É burrocracia mesmo!

São destinados recursos relevantes e parece até que vai ser possível acessar, mas quando o empresário se depara com as garantias reais que chegam ao percentual de 130%, mesmo o governo sendo seu avalista, o processo não prospera!

Atualmente, o Governo Central destinou 5 bilhões de reais para emprestar aos empresários, mas sem desburocratizar é mesmo que oferecer ao rato, o queijo amarrado na ponta da corda.

O reflexo disso é que até agora só foram liberados um pouco mais de 400 milhões de reais.

Essa é a realidade nua e crua!

Enquanto não entenderem que os empregos e a geração de renda criados no Turismo são injeção na veia da economia solidária, o Setor  permanecerá entre as últimas posições no ranking de prioridades dos governos municipal, estadual e federal.


Oreni Braga é Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental, Especialista em Ecoturismo, Planejamento e Gestão de Parques e Design de Ecolodges.


Pular para o conteúdo