CULTURADESTAQUE

Campanha para obras de restauro na Igreja de São Sebastião mobiliza fiéis e empresários

Igreja São Sebastião foi inaugurada em 1888 e elevada à categoria de paróquia em 1912, sendo uma das igrejas mais antigas de Manaus. A rifa de um Fusca ano 1961 é um dos atrativos da campanha

Ana Célia Ossame

O badalar dos sinos da Igreja de São Sebastião, que acontece a cada hora e antes de cada celebração, foi substituído por um toque automático, porque a estrutura dele está comprometida. A igreja, cuja arquitetura é eclética, contemplando do estilo gótico ao neoclássico, completou 132 de construção precisando de restauro devido a estruturas comprometidas pelo tempo e uso.

Após o lançamento da Campanha Solidária “Santa Ajuda”, no último dia 30 de agosto, a Paróquia São Sebastião continua o trabalho no sentido de sensibilizar tanto os fiéis quanto os empresários amazonenses, para a importância e necessidade dessas obras.

“Precisamos fazer reparo nos telhados, algumas telas que estão na igreja precisam de restauro, há vitrais danificados, rachaduras nas paredes e tem a questão do sino, cuja estrutura está seriamente comprometida”, explicou o frei. O sino teve que ser silenciado no ano passado, após vistoria na área e o toque ficou automatizado.

O valor das obras de restauro está estimado em R$ 1,2 milhão. É uma construção do período áureo da economia da borracha, contendo todas as características importantes da arquitetura daquela época, completa o frei. Mesmo contando com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), os recursos para a obra estão vindo de empresários e dos fiéis. 

Um dos proprietários de carros antigos, Átila Denys, doou um Fusca de cor vermelha, do ano de 1961, para uma rifa que foi lançada pela igreja e é um dos atrativos da campanha.

Frei Paulo revela que outro carro do mesmo modelo, também histórico, este de cor azul,  deverá ser rifado, o que pode ser um atrativo maior aos simpatizantes dos bumbás Garantido e Caprichoso para aquisição dos bilhetes da rifa. O sorteio será no dia 31 de outubro, às 19h, no Largo de São Sebastião.

 “Nossa expectativa é sensibilizar tanto empresários como esses que doaram os carros, quanto de outros setores, porque a Igreja de São Sebastião é um monumento que traz turistas para a cidade e precisa do apoio de todos”, destacou ele, lembrando a importância do monumento histórico e religioso para a cidade de Manaus.

Histórico

A Igreja São Sebastião foi inaugurada em 1888 e elevada à categoria de paróquia em 1912, sendo uma das igrejas mais antigas da capital amazonense. A localização, no espaço que levou o seu nome, denominado de Largo de São Sebastião, contempla um dos cenários mais marcantes e visitados de Manaus, composto pelo Teatro Amazonas, Monumento de Abertura dos Portos às Nações Amigas e por dezenas de outras construções do período econômico conhecido como o Ciclo da Borracha no Estado.

Em 1988, a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (CEDPHA).

Para doar

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Secretaria Paroquial, (92) 99474-8844, ou pelas redes sociais da igreja.

2 thoughts on “Campanha para obras de restauro na Igreja de São Sebastião mobiliza fiéis e empresários

  • Que bela iniciativa! Este templo católico é histórico, faz parte do DNA da nossa Manaus da mesma forma que tantas outras construções que merecem ser preservadas e cuidadas com muito amor! Já é um sucesso!

  • Lucio Gomes Nogueira

    O ilario é que a igreja católica que é filial do Vaticano onde lá existe moeda própria e banco próprio,vive assim como várias denominações de doações em nome da caridade ,caridade esta que não vejo chegar em lugar nenhum,sinceramente tem gente que está morrendo por não ter um remédio ou o que comer e a igreja está preocupada com o badalar dos sinos ,pelo amor de Deus me dê. Paciência!?

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo